Aos extrovertidos que chamam a nós introvertidos de anti-sociais
Eu descobri a um tempo que a melhor maneira de se ganhar um debate é você lembrar ao seu locutor que a verdade (essa coisa que todos acham que pertence só a elas) é RELATIVA.
Logo, a verdade não tem só uma faceta, mas VÁRIAS. Existem várias maneiras de se enxergar a vida, o mundo, as pessoas, o universo...Com o decorrer da vida a gente acaba aprendendo isso da maneira mais dura, quando alguém não concorda com algo com que a gente diz. Mas depois de anos refletindo, a gente conclui que a pessoa estava certa mesmo.
Pode parecer impressionante, mas existem muitos filósofos formados que NÃO sabem que a verdade é relativa e por isso vivem por aí cagando a maior goma, achando que a verdade é algo exclusivo apenas deles (principalmente os ateus).
Por isso, aos extrovertidos que não se cansam de dizer que nós introvertidos somos tímidos, anti-sociais (temos que perdoar a ignorância deles por usar a semântica errada. É asocial), solitários, sem amigos, que sofrem de fobia social, que temos medo de pessoas e que odiamos pessoas, eis a minha resposta a eles:
E eles nunca pararam pra pensar que também tem uma fraqueza semelhante: A solidão.
Vou contar uma história que está no livro O Poder dos Quietos para ilustrar isso:
Era uma vez um casal chamado Greg e Emily. Ele, um extrovertido, ela uma introvertida. Os dois são casados.
Greg, por ser um extrovertido, gostava de convidar quase todo dia pessoas para ir a sua casa depois do trabalho. Já Emily, como todo introvertido, quando chegava em casa depois do trabalho, só queria descansar.
Então, quando ele chamava seus amigos, ela subia pro quarto e dormia. Ou lia um livro.
Mas Greg estava chateado por sua esposa não participar das pequenas festas que ele dava quase todo o dia e pedia para que ela participasse.
Ela então dizia para ele, que se ele quiser chamar seus amigos tudo bem, enquanto ele ficava conversando com eles na sala, ela ficaria em cima dormindo ou na casa de uma amiga.
Greg ficou irritado com Emily não querer participar da vida dele, disse que casados “devem fazer tudo juntos” e acusou ela de ser anti-social.
Ao ler isso, eu fiquei revoltada. Como extrovertidos podem ser tão egoístas e hipócritas?
Na hora, eu pensei que se eu fosse a Emily, eu simplesmente reverteria a culpa e responderia isso ao Greg:
“É, pode ser que eu seja anti-social, e por isso gosto de ir pro meu quarto quando tem gente aqui. Assim como pode ser também que você é um completo carente dependente que não sabe como ficar sozinho por um minuto e por isso você traz gente aqui o tempo todo.” #Toma
Os extrovertidos, ao nos acusarem de sermos associais, não vem o outro lado da moeda, que eles também tem medo, mas não de pessoas, de outra coisa, da solidão.
A verdade é que extrovertidos tem tanto medo da solidão quanto introvertidos tem medo das pessoas. Mas eles são hipócritas demais para enxergarem isso. É porque a nossa sociedade ocidental hipócrita condena apenas o medo de pessoas, e não o da solidão. Perceba os dois pesos duas medidas:
Tanto faz se você tem medo de solidão ou não. Problema seu.
Agora, se você tem medo de pessoas...
Você é tímido, anti-social, asocial, solitário, sem amigos, eremita, doente, louco, potencialmente um psicopata, um assassino, um terrorista e um criminoso (já que existe todo um esteriótipo em nossa sociedade de que TODO criminoso é sempre anti-social, solitário e sem amigos. E por isso ele é doente e revoltado. Por isso mata pessoas. Claro que isso não passa de um mito. Tem muito bandido e psicopata por aí que é muito social).
Porque, aparentemente para a sociedade ocidental, é um problema muito grande se você é um idiota medroso incompetente sociofóbico que não sabe lidar com as pessoas e situações sociais.
MAS NÃO É UM PROBLEMA se você é um idiota medroso incompetente dependente que não sabe lidar com a solidão, carência e situações aonde você precisa resolver seus próprios problemas SOZINHO.
Introvertidos seriam a primeira coisa.
Mas extrovertidos são a segunda.
A diferença?
Eles não admitem que são isso.
Como consequência, vemos por aí em nossa sociedade, pessoas que sabem lidar com pessoas, mas que NÃO sabem lidar com solidão, carência, rejeição e dependência. Que são carentes, dependentes, mimadas e imaturas como crianças. O motivo? A sociedade não ensina as pessoas a saberem lidar com a solidão. Só ensina a como lidar com pessoas. E para lidar com ela, é necessário tanto treino quanto para lidar com pessoas. Como a solidão é algo natural para introvertidos, nós não precisamos de treino para lidar com ela.
Para os extrovertidos, a solidão é a mesma coisa que as pessoas são para nós introvertidos:
Você não entende o propósito disso, acha que não tem importância, te causa dor, te causa angústia, suga sua energia, te deixa fraco, doente e por isso você odeia e teme tanto isso.
Eles tem exatamente a mesma kriptonita que nós, só que contrária.
Eles tem medo de solidão, nós de pessoas;
Eles odeiam a solidão, nós as pessoas;
Eles são incompetentes que não sabem lidar com a solidão, e nós com as pessoas.
Pode ser verdade que assim como a Emily, nós introvertidos somos mesmos tímidos, anti-sociais e eremitas. E que não sabemos muito bem como lidar com pessoas.
Assim como TAMBÉM é verdade que extrovertidos, assim como o Greg, são carentes, dependentes e não sabem lidar com a solidão.
Eu pergunto: Qual a diferença?
Nenhuma.