Intelectofobia: O que é isso?
Eu lembro de quando era pequena e assisti a um episódio do Jimmy Neutron aonde ele cansado de ser desprezado por ser inteligente, inventa uma máquina que suga seu intelecto. Aí, ele fica burro e todos passam a o adorar.
Tinha na época achado isso muito engraçado, mas agora, estou revoltada porque percebo o quanto esse episódio foi preconceituoso.
Alguém ter vergonha da própria inteligência ao ponto de inventar uma máquina que o deixe burro?
WTF?!?
Outra vez, vi em outro filme, da Sandra Bullock (que sempre faz filmes aonde a protagonista é desajeitada e azarada no amor), sair com um cara arranjado por seus pais e o cara não gostar dela porque...ela era inteligente.
Aí então ela passa a agir "mais normal".
Em outro filme, uma menina é ensinada de que "os homens não gostam de mulheres inteligentes".
Esse aí ganha bônus pelo machismo.
E quem não se lembra da Bela, de A Bela e a Fera, discriminada em sua aldeia por ser a única pessoa que lê?
Que eu só me lembrei porque saiu o filme ano passado com a Emma Watson. Antes disso, não tinha me tocado de que a Bela era uma introvertida e de que a aldeia a discriminava só por ser introvertida e inteligente. Enquanto todos eles eram comuns e ignorantes.
Ou ainda do Sheldon Cooper, desse aí não preciso nem falar.
Francamente, desde quando inteligência é um defeito horrível a se esconder e ser motivo de vergonha?
E ser motivo para ser repreendido e punido a cada cinco segundos?
Por causa desses e de tantos outros exemplos tanto na ficção quanto na vida real de alguém ser constantemente discriminado, repreendido e zombado por ter habilidades intelectuais superiores à média, eu resolvi batizar esse preconceito contra pessoas inteligentes de intelectofobia.
E NÃO venha me dizer que isso não existe, pois eu mesma só sofro com isso a cada cinco segundos. O que me levou a querer descobrir: Porque a sociedade odeia tanto pessoas inteligentes?
E porque inteligência é vista como uma coisa negativa? E atrelada com coisas negativas? Como feiúra, inaptidão social, arrogância, solidão, loucura e bizarrice?
Infelizmente, eu não tenho a resposta. Mas vou contribuir com o que posso.
A partir dos livros O Poder dos Quietos e Introvert Power, pude concluir que intelectofobia está atrelada à cultura da extroversão e a cultura ocidental.
No livro O Poder dos Quietos, a autora explica toda a história dos EUA desde quando era um país agrícola até se tornar em uma megametrópole capitalista como a conhecemos hoje.
Pois bem, quando ele estava nesse período de transição (de país agrícola a industrializado), as pessoas se mudavam do campo para a cidade. Com isso, surgiu um problema: Como trabalhar agora com todas essas pessoas estranhas?
No campo, todos se conheciam muito bem e tinham laços familiares e cívicos. Mas na nova realidade agora, ninguém se conhecia.
Então, se tornou necessário surgir uma nova espécie de cultura na sociedade: Uma cultura de socialização e extroversão.
Por isso a sociedade valoriza tanto a socialização e a extroversão.
No livro Introvert Power, a autora aponta o preconceito da sociedade ocidental contra teorias e sua obssessão por querer tudo pronto, na prática.
Acontece que, no ocidente há de fato preconceito contra pessoas que apenas gostam de conhecimento por conhecimento e não necessariamente o usam na prática. Porque o ocidente materialista ultra pragmático enxerga conhecimento como apenas uma ferramenta para a ação que traga resultados tangíveis. Não mais do que isso. Por isso que quando você fala para alguém sobre um conhecimento, ela logo fala: "Pra que serve isso? O que de útil isso trará?"
Aí, quando você responde: "Não sei". Ela responde: "Então pára de pensar nessas teorias inúteis" (Eu também escuto isso a cada cinco segundos).
Dizer para um introvertido não pensar, mesmo que seja em "teorias inúteis" é como dizer a nós para não respirar.
Eu admito que de fato existem pessoas arrogantes e babacas que se acham melhor do que os outros só porque são inteligentes (*cof cof* ateus). Mas isso não significa que TODAS as pessoas inteligentes sejam arrogantes.
A crítica fútil das pessoas com relação a inteligência só faria sentido se todos os intelectuais no mundo fossem como o Sheldon Cooper. Mas não são.
E mesmo que fossem, qual seria o problema? Qual o problema em ser inteligente e se orgulhar disso? As pessoas não gostam?
A questão que eu notei foi essa: As pessoas ficam tão ofendidas com inteligência porque a pessoa inteligente está sendo arrogante...ou porque ela as faz se sentirem burras?
O problema é que, quando você é inteligente, você faz as pessoas se sentirem burras e quando você faz as pessoas se sentirem burras, elas se sentem inferiores.
Mas esse sentimento de inferioridade não tem razão para existir. Qualquer um que abra um livro e use o cérebro pode ser inteligente. Porque todo mundo tem acesso a informação e todo mundo tem um cérebro.
Tecnicamente "ficar ofendido" só porque alguém demonstra ter qualidades superiores as suas tem nome: Inveja.
Não é arrogância das pessoas inteligentes, é inveja e preconceito de quem é ignorante.
Eleanor Roosevelt disse que ninguém pode fazer alguém se sentir inferior sem o consentimento dessa pessoa.
Logo, se as pessoas fazem você se sentir inferior, é porque você deixa.
Ninguém pode "nos fazer" nos sentirmos burros, feios, ignorantes, pobres, mal-amados, gordos, tímidos etc. E sim NÓS é que nos sentimos assim.
E sendo pragmática exatamente do jeito que um intelectofóbico ocidental burro e fútil adora, se você se sente tão inferior a alguém mais inteligente, não seria mais pragmático se parasse de perder tempo sentindo inveja dos outros e abrisse a porra de um livro? #Headshot
Assim ficaria inteligente também.
Na verdade, nem o vitimismo dos ignorantes e nem a arrogância dos intelectuais tem razão para existir. Pois inteligência é algo que qualquer um pode ter. Basta ter um cérebro e abrir um livro. Os ignorantes se ressentem PORQUE? Porque não são capazes de abrir um livro? De estudar?
Os intelectuais se gabam de QUÊ?
Por serem capazes de fazer o que qualquer um poderia fazer?
Na verdade, o grande brilhantismo dos maiores gênios da humanidade vinha do fato de que eles faziam coisas que outras pessoas não estavam dispostas a fazer e quebravam regras.
Para fechar, minha resposta ao insulto intelectofóbico mais famoso de todos: Nerd.
Em primeiro lugar, "Nerd" é só uma palavra idiota que pessoas burras inventaram para insultar quem é inteligente.
Mas elas é que sabem. Quem é burro só é dominado e escravizado por quem é inteligente.
E em segundo lugar, FODA-SE. Eu não tô nem aí pro seu preconceito idiota. Se ser "nerd" significa que eu sou uma gênia capaz de criar uma bomba atômica que exploda o universo inteiro e ainda colocar o ápice da bomba da onde ela irá emplodir no CÚ de quem me chamou de nerd, então sim, eu sou nerd, seu burro ignorante invejoso. #TurnDownForWhat