The Promised Neverland e Peter Pan: Como essas duas séries fizeram eu virar vegetariana

Eu deixei de comer carne por causa de The Promised Neverland e Peter Pan.

Como assim?

Deixa eu explicar: Muito antes de me tornar de fato eu sempre tive o desejo de me tornar vegetariana, mas nunca me tornava pela falta de informação e apoio (E teimosia). Um médico até chegou a me contar que eu não devia me tornar vegetariana, por trazer riscos a minha saúde. Eu cheguei até a zoar os vegetarianos e veganos em um post meu, que eu agora admito que fui muito ignorante e insensível quando o escrevi.

E por essa razão eu continuei empurrando com a barriga esse assunto e continuei comendo carne.

Isso até eu conhecer o anime The Promised Neverland.

Eu já tinha assistido antes outros animes que me fizeram repensar o consumo de carne, que foram Tokyo Ghoul e Attack on Titan (Esse último já fiz dois posts sobre. Aqui e Aqui). Mas nenhum deles me fez virar vegetariana.

Mas o que The Promised Neverland possui de tão especial? (Ou melhor, chocante).

--> Alerta de SPOILERS! (Do anime e do mangá) <--

Logo no primeiro episódio, somos apresentados a um orfanato de crianças feliz e perfeito chamado Grace Field. Todas as crianças são felizes e muito bem cuidadas por uma mãe chamada Isabela. Porém, quando elas completam 6 e 12 anos de idade, são adotadas, saem do orfanato e são enviadas para lares adotivos.

Até aí tudo bem. Mas um dia, uma criança de seis anos que acabou de ser adotada esquece seu coelhinho de pelúcia no orfanato. Duas crianças mais velhas, de onze anos cada, se oferecem então para levar de volta o coelhinho a sua dona, antes que ela vá embora.

No entanto, as duas crianças se chocam quando encontram a garotinha de seis anos de idade no caminhão, morta.

Todas as aparências perfeitas do orfanato se revelam uma mentira quando Emma e Norman descobrem que na verdade o orfanato não é um orfanato, e sim uma fazenda, de carne humana. E todas as crianças lá servem de alimento para monstros assustadores.

Eu lembro de quando assisti o primeiro episódio e fiquei com uma pulga atrás da orelha do porquê aquelas crianças tinham números escritos em seus pescoços. Isso era tremendamente estranho. Afinal, se elas estão em um orfanato, qual a necessidade de colocar esses números nos pescoços delas? Comecei a achar que era óbvio que aquilo não era um orfanato porcaria nenhuma.

E então, quando eles fizeram a revelação do que aquilo realmente se tratava, lembro de ter ficado em choque por ver uma garotinha de seis anos assassinada para servir de comida. Como pode uma coisa dessas? Ela devia ter sido adotada, amada, crescido, se tornado uma adulta, ela tinha todo um futuro pela frente!

Foi aí que pela primeira vez na vida, eu pude me sentir na pele dos animais. Eles também não querem morrer. Eles também querem viver. É também um horror eles serem assassinados só para nos servir de alimento.

É exatamente isso que nós fazemos com os animais: Lhes criamos, lhes damos todo o amor e carinho do mundo, lhes alimentamos, os vemos crescer, lhes fazemos felizes e lhes damos a falsa promessa de que crescerão e se tornarão adultos só para no fim cortarmos as suas gargantas e devorarmos eles. Somos cruéis.

É duro ver algo que você faz todo dia e sabe que é errado sendo jogado na sua cara dessa forma. Aqueles monstros horríveis somos nós, humanos. Nós fazemos isso com os animais.

Eu me senti um monstro por ter comido carne a vida toda, depois desse "despertar da minha consciência".

No entanto, não. Infelizmente, esse não foi o momento que eu decidi parar de comer carne.

Foi preciso a série ir mais além e chocar mais ainda para me fazer ter finalmente repulsa de carne. Infelizmente, nós seres humanos temos que ser muito chocados para nos fazer largar algum mau hábito.

Eu assisti a série em 2019 e quando acabou a primeira temporada, eu não consegui esperar pela segunda, que só sairia no ano que vem (Isso antes da pandemia do coronavírus. Por causa dela, a segunda temporada foi adiada para 2021). Então, procurei pelo mangá, e o li.

Foi exatamente durante uma cena específica do mangá que eu resolvi largar de vez o consumo de carne. Fiquei com um mal estar muito grande, com vontade de vomitar e disse "Chega! Eu não aguento mais isso! Eu vou virar vegetariana!"

Não vou spoilar muito, mas a cena era como eram as outras fazendas naquele universo. As crianças dessas fazendas não tinham tanta sorte quanto as da Grace Field e eram tratadas de forma desumana, criadas em locais insalubres, apenas engordadas para o abate e nada mais.

De novo, é exatamente isso que nós fazemos com os animais. Quando eles não tem tanta sorte, são tratados como lixo, confinados em um espaço minúsculo onde nem podem se mexer, ás vezes em locais insalubres, apenas engordados para o abate.

O mais chocante de tudo, é que enquanto eu lia o mangá, eu pesquisava sobre vegetarianismo e veganismo. Coincidentemente, tudo que é mostrado no anime e no mangá tem o seu equivalente na vida real, na indústria pecuária. E pasme, é pior, muito pior, digno de um filme de terror. Como os animais são tratados apenas para o nosso consumo é um absurdo, revoltante (Apenas para você saber, os pintinhos machos na indústria dos ovos são triturados vivos apenas por não terem nenhum valor comercial na indústria dos ovos. As galinhas fêmeas tem o seu bico mutilado para evitar canibalismo por estresse e ficam confinadas em um espaço minúsculo, do tamanho de um ipad. Os bezerros são separados de suas mães quando nascem na indústria leiteira. Os peixes morrem asfixiados e por descompressão. Além de serem sustentados por um anzol na parte mais sensível do seu corpo, a boca. Ao serem devolvidos a água, morrem de fome porque sua boca foi ferida e por isso não conseguem mais se alimentar. As abelhas que produzem mel são fumegadas com uma fumaça que as deixam tontas para não picarem os apicultores e são queimadas vivas quando não possuem mais utilidade. A tosa das ovelhas machucam sua pele e deixam cortes visíveis. Os bichos da seda são mergulhados vivos em água fervente no estágio de pupa).

Como exemplos de equivalentes na vida real há a fazenda Grace Field, que simboliza, ao meu ver, a carne Kobe. Uma carne de primeira caríssima feita para ricos. No anime é dito que a carne produzida naquela fazenda é só para ricos, por isso as crianças são tão bem cuidadas. O fato de os humanos serem enviados para consumo quando ainda são crianças simboliza o fato de nós comermos animais muito jovens, quase bebês até. É fato que os animais na indústria pecuária viveriam muito mais, por anos até, se não fossem assassinados tão cedo. Ou seja, é como se nós estivéssemos comendo crianças. Só que de outras espécies. As fazendas automatizadas aonde os humanos vivem em condições precárias apenas engordando para o abate, são as fazendas comuns, que produzem carne para gente comum, ou pobre, como nós. E os demônios que não comem humanos, simbolizam os vegetarianos e os veganos. E creio eu que a história do sangue amaldiçoado (O sangue que se um demônio beber, não precisará mais comer humanos. Porém foi dito para eles que se tomassem desse sangue morreriam) represente a história das proteínas, a mentira inventada pela indústria pecuária para nos convencer a comer carne. E também há a mentira de que nós ficaremos fracos e doentes se não comermos carne (Semelhante aos demônios, que de fato, ficam fracos e degeneram se não consumirem carne humana). Os demônios que tomaram o sangue e se libertaram dessa dependência da carne, creio eu que simboliza quando nós nos libertamos da idéia de que precisamos comer carne e derivados de origem animal para sobreviver.

E finalmente, aonde entra o Peter Pan nessa história?

Lendo sobre o Peter Pan e assistindo um vídeo sobre ele, eu descobri que na verdade, a Disney mentiu para nós, a história verdadeira é muito mais sombria do que a contada pela Disney. Na verdade, essa história de que as crianças não envelhecem em Neverland é mentira. Elas envelhecem sim. Ou melhor, não envelhecem, mas não devido a um feitiço anti-envelhecimento na Terra do Nunca, mas sim porque Peter Pan as mata. Sim, isso mesmo. Ele primeiro sequestra crianças, as leva para Neverland, e depois quando elas envelhecem Peter Pan as mata para evitar superpopulação na Terra do Nunca (Existe até uma teoria que diz que os piratas do capitão gancho são crianças que fugiram das garras do Peter Pan e por isso se tornaram adultas). Ou seja, Peter Pan é um sequestrador e um assassino.

Em The Promised Neverland, no mangá, há uma referência a Peter Pan, quando Norman diz que as crianças daquele mundo vivem numa eterna Neverland, onde nunca viram adultas porque são mortas. Ou seja, explicando o nome da série, que por sinal, é uma referência a Peter Pan (O "Neverland"). Para conectar isso com os animais na vida real, os animais nunca crescem e envelhecem porque nós os matamos ainda muito jovens para o nosso consumo, então eles vivem numa eterna Neverland, igual ás crianças de The Promised Neverland e Peter Pan.

Mais informações sobre vegetarianismo:

Sobre as proteínas (Se você já se perguntou da onde os vegetarianos a tiram):

Se não acredita em mim, veja com seus próprios olhos o sofrimento dos animais:

Vaca (na indústria do leite):

Galinha (na indústria dos ovos):

Porco (na indústria da carne):

Ovelha (na indústria da lã):

Peixe (na indústria da pesca):

Abelha (na indústria do mel):

Bicho-da-seda (na indústria da seda):




Postagens mais visitadas