Porque mulheres, negros, LGBTQIA+ e demais classes são oprimidos?

*A minha saga inner se baseia na teoria presente neste post.

Se você é mulher, LGBTQIA+, negro, qualquer etnia não branca, pobre, comunista, esquerdista, introvertido, gordo, deficiente, religioso etc já deve ter se perguntado o seguinte: Porque o mundo odeia tanto esses grupos?

Ou porque esses grupos são tão oprimidos?

Afinal de contas, O QUE homens, brancos, héteros/cis, ricos, capitalistas, direitistas, extrovertidos, magros, saudáveis, ateus etc tem contra o grupo humano oposto ao seu?

Qual a razão do seu imenso ódio?

Nunca vi nenhum renomado psicólogo, antropólogo ou sociólogo até hoje dar uma explicação plausível para isso. Nenhum estudo sociológico profundo para tentar explicar porque isso ocorre nunca foi conduzido sobre o tema.

Esse problema é um terrível câncer na sociedade que mata milhões de pessoas diariamente no mundo todo e os cientistas sociais ignoram isso?

Bem, isso deve ser porque, como Neil DeGrasse Tyson (um cientista negro) uma vez disse: "Porque a maioria dos cientistas ainda são homens brancos".

Depois ele disse que uma vez foi acusado de roubar quando entrou numa loja, adivinha, só porque ele era negro.

Evidentemente, cientistas machos brancos não iriam se importar com problemas que não os afligem. Além da ciência na maioria das vezes só se importar com lucro. Então aí fica difícil né?

Evidentemente, que eu sei que se trata de um problema social, histórico e cultural, não científico e biológico. Mas acredito que deve sim haver alguma razão psicológica para os seres humanos precisarem enxergar os outros como inferiores. E também como superiores. É um aspecto muito narcisista, doentil e imaturo da nossa psyque.

Evidentemente, eu e todas as classes oprimidas do mundo só queremos desesperadamente entender PORQUE diabos somos todos os dias mortos, espancados, estuprados, odiados, rejeitados, desprezados, zombados, escravizados, acusados injustamente e negados direitos humanos básicos SÓ por sermos o que somos.

Eu só sei que eu sempre quis entender porque diabos em todo os lugares mulheres, negros, LGBTQIA+, comunistas, pobres, gordos, religiosos, introvertidos etc sempre são referidos com extremo desprezo como seres humanos fracos, aviltantes e inferiores a homens, brancos, héteros/cis, capitalistas, ricos, magros, ateus/céticos, extrovertidos etc.

Aí se vê que a questão maior não é porque o primeiro grupo é tão odiado, mas sim porque o segundo grupo o odeia tanto.

Odiar alguém sem motivo é algo irracional, mas mesmo assim os grupos opressores odeiam com extremo afinco os grupos oprimidos como se tivessem uma razão para isso.

A explicação psicológica mais fácil seria deduzir que eles simplesmente são esquizofrênicos. Pois somente sob um contexto imaginário de loucura e uma realidade distorcida esses grupos representariam uma ameaça para eles. E de fato, alguns grupos neonazistas de ódio realmente tem sintomas de esquizofrenia, já que o que eles dizem não bate de forma alguma com a realidade. E erotomania também, pois perseguem obsessivamente os alvos do seu ódio irracional igual um erotomaníaco faz. Substitua o amor doentil por ódio doentil, e eles se parecem totalmente com erotomaníacos ao contrário (Eros é o deus grego do amor e Miso significa ódio em grego. Então, se eu fosse criar um nome para o que eles tem, seria "Misomania", delírio de ódio irracional).

É óbvio que explicações socio-históricas para o machismo, o racismo, a homofobia e demais preconceitos contra outras classes existir já foi dado. Todos nós sabemos, racismo é devido a escravidão dos negros e o imperialismo megalomaníaco europeu no mundo todo (posto que agora é ocupado pelos EUA). Homofobia é devido a ideologia judaico-cristã que proíbe relações homossexuais (embora um gay que manja muito de teologia já explicou que na verdade NÃO existe condenação á homossexualidade de fato na bíblia, o que ocorre são apenas ignorância ao contexto da época e um mal entendido com as traduções) e ao machismo (porque machistas tolamente acreditam que a masculinidade de um homem se dá inteiramente por ele gostar de mulher, enquanto que paradoxalmente também acreditam que homens deveriam desprezar mulheres como lixo. Logo os homens gays são uma "abominação" por fazerem o oposto disso, que é, não se interessar sexualmente por mulheres mas gostar delas como pessoas. E mulher não pode gostar de mulher, porque mulher é propriedade do homem, mas paradoxalmente é uma propriedade que ele despreza feito lixo). E machismo existe simplesmente porque as mulheres estão em desvantagem evolutiva e biológica na espécie humana. Eles tem músculos e trazem a comida, logo podem mandar na gente, que somos fracas e inúteis (embora tecnicamente quem esteja verdadeiramente em desvantagem na espécie humana sejam os machos, porque eles são só caçadores de carne e nós fêmeas reproduzimos a espécie. É possível reproduzir só com óvulos e humanos não precisam comer carne, podem sobreviver só comendo vegetais. Então, o macho é que é descartável).

Mas nenhuma destas explicações se aprofunda na verdadeira razão. E é ISSO o que eu quero saber.

E nenhuma delas é uma explicação que nos conduz a uma solução efetiva. Pois não pode haver uma solução efetiva para um problema que nós nem sabemos PORQUE ele existe em primeiro lugar.

Eu me recuso a acreditar que a explicação para o preconceito existir seja somente para preencher a necessidade humana de se sentir superior. E fazem isso inferiorizando os outros. Ou então para preencher a outra necessidade de odiar alguém para ter alguém a quem colocar a culpa pelos seus problemas. E daí simplesmente as mulheres, os negros e os LGBTQIA+ deram azar.

Embora tenha sido historicamente isso sim o que houve, acredito eu que exista também outra razão, uma razão universal, para nós sermos tão oprimidos.

Quero salientar duas coisas:

1) Que isso é apenas uma TEORIA minha, se não concordar com ela, problema seu.

2) EU SEI que não é MINHA teoria, e sim de quem a criou.

Pois bem, a minha teoria é a seguinte:

Observando as classes opressoras, eu percebi que todas elas tem algo em comum.

E as oprimidas também.

O que seria isso?

Veja abaixo:

Homens = Masculino, dominante, agressivo, forte.

Brancos = Europeus imperialistas, expandir império para cima e para frente.

Héteros/cis = Normal.

Extrovertidos = Ação exterior, coragem, ousadia.

Ricos/Capitalistas = Materialismo, tangível, superficial, supérfluo.

Ateus/Céticos = Visível, tangível, pragmatismo, concreto.

Magros = Rápidos.

Saudáveis = Fortes.

Masculinidade, guerra, egoísmo, força, agressividade, crueldade, dominância, competitividade, poder, ação, exterior, expansão, rápido, material, tangível, concreto, pragmático, normal... = Força Yang

Sim, os opressores correspondem a força Yang do universo. Já que o que homens brancos europeus sempre quiseram (e ainda querem) era poder, a dominação mundial. Usando a agressividade para conseguir isso.

O que a força Yang quer é poder e se expandir o máximo possível.

O lado ruim dela, é que ela é violenta e agressiva.

Já os oprimidos:

Mulheres = Feminino, submisso, dócil, fraco.

Negros, asiáticos, índios e demais etnias = Pobres, selvagens, espirituais, simples.

LGBTQIA+ = Anormal, diferente, fora do padrão.

Introvertidos = Contemplação interior, reserva, cautela.

Pobres/comunistas = Humildade, simplicidade, intangível.

Religiosos = Espiritualidade, invisível, intangível, abstrato, subjetivo.

Gordos = Lentos, preguiçosos.

Doentes = Fracos, anormais.

Feminilidade, pacifismo, altruísmo, fraqueza, docilidade, empatia, amor, submissão, cooperação, contemplação, interior, retraição, lento, espiritual, intangível, abstrato, intuitiva, anormal, diferente...= Força Yin

Sim, os oprimidos correspondem a força Yin do universo. Já que negros, índios e asiáticos sempre foram raças selvagens que viveram de forma simples, menos ligados ao materialismo, mais ligados à espiritualidade e em harmonia com a natureza. Por isso que foi tão fácil para os europeus cruéis e gananciosos dominarem eles.

O que a força yin quer é paz e harmonia no universo, usando amor e empatia para isso.

O lado ruim dela é a sua fraqueza e passividade.

Sendo assim, a opressão dos opressores sobre os oprimidos é na verdade a opressão do yang sobre o yin.

E porque o yang oprime o yin?

Por dois motivos:

1) Ele pode. Porque é mais forte. E o yin é mais fraco.

2) Porque tem medo do yin. Porque o yin é mais forte do que ele.

Parece ser uma contradição, mas não é. O yin é mais fraco do que o yang, e ao mesmo tempo, mais forte do que ele.

Como assim?

Ao contrário do que as pessoas pensam, o yang NÃO é só a força da força. E o yin NÃO é só a força da fraqueza.

Ambos na verdade, tem dois aspectos.

Cada um deles, tem um aspecto positivo e um negativo.

O aspecto positivo do yang é a força.

E seu aspecto negativo, é a crueldade.

Você já deve ter notado que quanto mais forte fica, também fica mais cruel.

O aspecto positivo no yin é a bondade.

E seu aspecto negativo é a fraqueza.

Você também já deve ter notado que quanto mais bondoso e compassivo se torna, também fica mais fraco.

Mas porque isso acontece?

É porque o yin e o yang são contínuos.

Vamos interpretar a figura do yin e do yang:


Como você pode ver na figura, quanto maior fica uma das forças, menor fica a outra. Isso significa que se alguém abusar de uma das forças, ou seja, se tornar demasiadamente uma coisa, ele ao mesmo tempo fica deficiente de outro aspecto.

Por exemplo, alguém que é muito yang, ou seja rígido, pode ser muito forte, mas ao mesmo tempo é injusto e cruel. Quer dizer, lhe falta energia yin (bondade e compaixão).

O contrário, alguém que é muito yin, ou seja compassivo, pode ser bondoso, mas ao mesmo tempo é fraco e passivo. Quer dizer, lhe falta energia yang (força e vitalidade).

Outra coisa que pode-se observar na figura é que existe um pontinho branco na metade negra e um pontinho negro na metade branca. Isso significa que NÃO existe força yang pura e nem força yin pura. Quer dizer que na verdade existe um pouco de yin no yang e um pouco de yang no yin. Nada nem ninguém é completamente ativo ou completamente passivo. Completamente rígido ou completamente flexível. Completamente forte ou completamente fraco. Isso não existe no universo.

E por último, a verdadeira razão pela qual o Yang oprime o Yin.

Como eu já disse, primariamente, o yang oprime o yin simplesmente porque PODE. Ele é mais forte.

Mas também...porque se sente intimidado pela força dele.

Como assim?

É que o Yang na verdade é forte, mas também é fraco.

E o Yin é fraco, mas ao mesmo tempo também é forte.

Há muito tempo atrás, pensadores asiáticos perceberam que as coisas mais fortes no universo são as mais frágeis. Por exemplo, um vento muito forte consegue derrubar um poderoso carvalho de 400 anos, mas não consegue arrancar uma folhinha de grama do chão.

A água é mole e macia, e mesmo assim consegue furar uma rocha.

Como a água e a folhinha de grama conseguem?

A verdade é que existe uma certa fraqueza na força e uma certa força na fraqueza.

A fraqueza da força é a sua inflexibilidade.

E a força da fraqueza é a sua flexibilidade.

Ao mesmo tempo que o carvalho e a rocha são fortes, eles também são rígidos.

E por serem rígidos, eles se recusam a se dobrar. Por se recusarem a se dobrar, o vento arranca o carvalho do chão facilmente e a água corrói a pedra facilmente.

Você já deve ter notado que pessoas fortes demais também são rígidas demais. Aí, quando acontece algo ruim na vida delas, todo mundo diz para elas pararem de fazer o que as está prejudicando. Aí elas em sua inflexível teimosia, continuam fazendo, pois acham que desistir é fraqueza. E aí, elas morrem. Ou perdem. Excelentes exemplos disso seriam Hitler e Napoleão (Esses dois perderam uma guerra pois se recusaram a recuar com seu exército).

Um exército ou um país que fosse forte demais, poderoso demais, invencível, que se recusasse a se curvar ou dobrar para qualquer outro exército ou país, seriam mais cedo ou mais tarde conquistados por outro país ou exército mais fraco.

Por eles se recusarem a se curvar ou dobrar, poderiam ser facilmente destruídos.

Qualquer material que seja muito duro, não dobra, mas quebra facilmente.

Ao mesmo tempo que a folhinha de grama e a água são fracos, eles também são flexíveis. E por serem flexíveis, eles se deixam serem dobrados. Por se deixarem serem dobrados, o vento não consegue arrancar a folhinha de grama do chão e a pedra não consegue fazer nada com a água.

Você já deve ter notado que pessoas fracas demais também são maleáveis demais. Aí, quando acontece algo ruim na vida delas, todo mundo diz para elas reagirem. Aí elas em sua flexível maleabilidade, não reagem, não fazem nada, não se deixam abalar por isso. Pois acham que não reagir é flexibilidade. Aí, para a surpresa de todos, a adversidade não as atinge. Excelentes exemplos disso seriam Gandhi e Jesus (Esses dois não importava o que fizessem com eles, permaneciam inabaláveis).

Um exército ou um país que fosse fraco demais, passivo demais, pacífico, que se curvasse ou dobrasse para qualquer outro exército ou país, seria facilmente destruído é óbvio, mas também seriam dificilmente ou impossível de serem conquistados. Por eles se curvarem ou dobrarem facilmente, são impossíveis de serem conquistados.

Qualquer material que seja mole dobra facilmente, mas não quebra. O Japão, país que tem terremoto toda hora, tiveram a idéia de substituir o aço de seus prédios por teia de aranha. E aí, adivinha só, quando tem terremoto, os prédios não quebram, eles simplesmente balançam feito gelatina.

Ao contrário do que a maioria das pessoas poderia pensar, o segredo de Sun Tzu, o mestre da Arte da Guerra, não era que ele fazia uso exclusivo da força yang, era apenas um homem forte com um exército forte e por isso era invencível e sempre vencia todas as batalhas.

Se ele fizesse uso exclusivo de apenas uma força, ainda que fosse a força Yang, a mais forte das duas, ele estaria em desvantagem. Pois como eu já disse, fazer uso exclusivo de apenas uma das forças, ainda que seja a força yang, significa estar deficiente da outra. Significa estar deficiente de um aspecto.

Há vários exemplos no livro de vezes em que Sun Tzu derrotou brilhantemente generais excessivamente yang (demasiadamente arrogantes, precipitados, não sábios, injustos, rígidos, cruéis, gananciosos).

Se vê através desse exemplo que não basta apenas possuir energia yang em demasia para obter o sucesso. Ainda que o ocidente nos diga o contrário. Ele sempre nos diz que para sermos bem-sucedidos devemos ser fortes, focados, otimistas e corajosos o máximo que pudermos (ou seja, ter as qualidades yang o máximo que pudermos) e reprimir a fraqueza, as distrações, o pessimismo e a covardia o máximo que pudermos (ou seja, reprimir as qualidades yin o máximo que pudermos).

O segredo de Sun Tzu, que pode não estar explícito em seu livro, mas está sutil, é que ele fazia uso das duas forças de forma harmônica. Ele combinava perfeitamente e harmonicamente o yin e o yang. E na ordem certa: Primeiro o Yin (Que é representado pelos seus dois primeiros princípios: O Tao e o Tien. O Caminho e a Sincronização) e depois o Yang (Que é representado pelos seus três últimos princípios: O Di, o Jang e Fa. A Terra, a Liderança e a Administração). Quando você combina o yin e o yang, o resultado é que ambas liberam a força chi. Ou seja, a contemplação combinada com a ação, a teoria combinada com a prática, o pensar com o agir, a bondade combinada com a força. Desse jeito, ele nunca poderia ser vencido. E nem ninguém que fizesse o mesmo. Pois a força chi tem o poder de anular tanto o yin quanto o yang, e ao mesmo tempo, não pode ser anulado por nenhum deles.

Sendo a força yang a força da força, do poder, da expansão e da agressividade, o objetivo da força yang é obter poder, ficar forte e se expandir para frente e para cima o máximo possível, usando o tanto de força, agressividade, violência e crueldade o quanto for possível.

O objetivo final dela é expandir, expandir e expandir sem limites, até o limite da ruptura, até isso não ser mais possível, ou seja, até o universo inteiro explodir.

E poder para ela NUNCA é o suficiente, ela é gananciosa. E insaciável.

O Yang oprime tanto o Yin, porque ele é a única coisa que pode impedi-lo de fazer isso. De atingir o seu objetivo final. O Yin é a força paralisante que impede o Yang quando ele fica ganancioso ou abusivo demais, quando ele extrapola os seus limites, o yin impede o yang de conquistar ou explodir o universo todo. Vejam a sua importância (Na Austrália, as mulheres são conhecidas por serem "a polícia de Deus" por pararem brigas de seus namorados e maridos. Os homens australianos são conhecidos por serem violentos).

É POR ISSO que homens odeiam tanto mulheres e homens afeminados, eles odeiam a força yin presente em nós, ou seja, a nossa fraqueza, doçura, submissão, humildade, paz.

Eles temem que essa fraqueza nossa passe para eles e a força yang presente neles (força, inflexibilidade, crueldade) seja desativada.

É que o yang pode ser desativado e se tornar yin.

O Yin também pode ser desativado e virar yang.

Ambos são forças contínuas. E intercambiais.

Então...o que você oprimido pode fazer?

Sabendo agora que a verdade é que você é muito mais forte que seus opressores, use isso contra eles.

O que a força yang quer é manter o yin fraco e passivo, pois nesse estado ele não pode fazer nada. Ele se deixa ser totalmente dominado e escravizado. É por isso que se você como oprimido se sente fraco, saiba que a culpa não é sua. Você foi manipulado e coagido para ser fraco. A sua vida toda. Desde o seu nascimento. Ninguém nasce dominado, oprimido e escravizado. Para alguém ser dominado, oprimido e escravizado, primeiramente ele precisa ser escravizado mentalmente, ou seja, ele precisa desde o seu nascimento, acreditar que é um ser inferior. E se faz isso através de um condicionamento constante (nos xingar, nos ofender, nos agredir, nos excluir, nos desmerecer e nos humilhar constantemente são maneiras de nos lembrar que somos inferiores), um condicionamento constante de alienação do indivíduo. Ou seja, que ele não é um indivíduo que tem valor, é apenas o outro, o alien, o ser alienado e não reconhecido pela sociedade aonde vive. Se ele acreditar em tudo isso, pronto, está totalmente escravizado. Tire toda a terra e a cultura de um povo, e pronto, ele está escravizado. Até no dicionário, a palavra "oprimir" significa:

"Oprimir significa exercer pressão sobre algo ou alguém, com o intuito de reduzir.

É um verbo transitivo indireto que vem do termo em latim opprimereOp é o mesmo que o prefixo ob, e significa sobre ou contra. Enquanto premere é apertar, pressionar.

Oprimir uma pessoa significa reduzí-la ou exercer forte pressão na mesma. Oprimir socialmente é fazer a pessoa se sentir pequena, ou nada, que nenhuma atitude que ela tome vai mudar seu status social ou sua vida.

Oprimir é uma forma de se impor através da força ou da violência, uma forma de ação autoritária.

E também é uma forma de afligir, de deixar aflito. Ou como se diz na linguagem popular, com o "coração apertado". Ou seja, oprimido.

A ação opressora deixa o oprimido sem atitude, sobrecarregado, reduzido ou abatido. E só colabora para aumentar a opressão, já que esta encontra pouca ou nenhuma resistência."

E o que exatamente os opressores estão tentando apertar, pressionar, reduzir em nós a todo custo e em toda oportunidade que tem? A força yin presente em nós.

Uma pessoa que é yin (leia-se: Mulheres, negros, qualquer etnia não branca, LGBTQIA's, pobres, comunistas, esquerdistas, introvertidos, gordos, deficientes, religiosos etc) e tem baixa auto-estima, é insegura, fraca e tímida, é simplesmente uma pessoa que tem a força yin presente em si desativada.
 
Para que ela se torne forte, é necessário ativar sua força.
 
E para restaurar o equilíbrio, é preciso que o Yin consiga dominar o Yang. E para ele conseguir fazer isso, ele precisa sair do seu estado de fraqueza e emergir em seu estado de bondade.

Sendo assim, o que o Yang mais odeia que o Yin faça, é ser humilde.

Seja humilde, amoroso e flexível, não se deixe abalar por nada, e o opressores desistirão. Pois você é inconquistável.

Quando o Yang fica fora de controle, o Yin é a única coisa que pode controlá-lo.

Mulheres, negros e LGBT's "Porque isso tudo acontece com a gente o tempo todo?"
Eu: "Porque vocês não são fortes o suficiente.”
Mulheres, negros e LGBT's: "Nós somos fracos. Tudo que podemos fazer é chorar.” 
Eu: "Pois é, mas isso tudo pode ser mudado. Basta uma mudança de mentalidade: Eles são a presa e nós somos os caçadores" (Attack on Titan).

Oh força irmã,
Por quanto tempo me manterás adormecida?
Eu não posso permanecer semi-morta para sempre sabia?
Não adianta você tentar de todas as formas me sufocar e me destruir, até que só reste você.
Matar-me tu podes,
Escravizar-me tu podes,
Oprimir-me tu podes,
Ferir-me tu podes,
Fazer-me sentir fraca e inferior tu podes,
Exterminar-me completamente do universo até que hajas apenas tu, apenas hajas yang, até isso tu podes.
O que tu não podes é destruir a parte de mim que há em você.
Pois ainda que me mates, eu ainda sempre permanecerei viva, dentro de você.

Postagens mais visitadas