Extrovertidos tem comportamento yandere?


Eu já expliquei o que é comportamento yandere em outro post meu. Nele, também explico porque introvertidos poderiam exibir comportamento tsundere, o contrário de yandere.

Porém se você não leu, posso explicar de novo:

Yandere: Vem de "yanderu" e significa doente em japonês, no contexto de insano. É o comportamento contrário ao tsundere. Ou seja, é alguém que é primariamente amável e legal mas depois se torna completamente agressivo e louco. Único comportamento dos quatro aonde a ordem dere é reversa e vem primeiro. Isso porque o yandere, ao contrário dos outros três não está tentando esconder um lado amável, muito pelo contrário, ele está tentando esconder intenções malignas puras e usa o carisma para manipular a vítima.

Em quem o comportamento yandere é encontrado:

Yandere: Extrovertidos, Psicopatas, Narcisistas, Erotomaníacos, Histriônicos, Misóginos, Políticos, Assassinos em série, Estupradores em série.

Deixando de fora os outros, a pergunta é: Porque extrovertidos poderiam exibir comportamento yandere?

Em seu livro Introvert Power, Laurie Helgoe nos explica como a nossa percepção pode nos enganar:

"Um introvertido parecerá absorvido em si mesmo, quer ele esteja pensando na fome mundial ou em como hackear a conta bancária de alguém. Um extrovertido parecerá amigável, quer ele realmente se importe com você ou esteja tentando roubar sua carteira".

Ou seja, independentemente das intenções e dos sentimentos, um introvertido SEMPRE parecerá frio e indiferente por fora, e um extrovertido SEMPRE parecerá alegre e amigável por fora.

Isso se dá simplesmente devido a organização cerebral de ambos: Introvertidos tem todas as coisas boas sobre si mesmos guardados dentro de si, enquanto extrovertidos as exibem fora de si.

Devido a isso, pode ser que ocorra mal-entendidos com os introvertidos e/ou então todos pensarem que nós somos chatos, frios e sem personalidade. Mas com os extrovertidos pode ocorrer o contrário: Eles se aproveitarem de seu charme, alegria e simpatia exterior para se aproveitar das pessoas, ou manipulá-las a fazer o que eles querem. Claro, não estou dizendo que todos eles são assim. Mas que somente um exterior aparentemente amigável pode beneficiá-los. Especialmente porque o contrário também é verdadeiro: Introvertidos tem todos os seus aspectos negativos exibidos em seu exterior, enquanto os extrovertidos os escondem dentro de si. Escondendo as suas reais intenções, fica fácil manipular os outros.

Uma coisa que as pessoas não sabem e deveriam tomar cuidado, é assumir automaticamente que TODO extrovertido (e qualquer pessoa que exibe extroversão) é uma boa pessoa e se importa com as pessoas, SÓ porque ele é extrovertido (ou demonstra extroversão). Não é porque uma pessoa tem extroversão que isso significa necessariamente que ela é uma boa pessoa.

Assim como não é porque uma pessoa tem introversão ou autismo que ela seja necessariamente anti-social.

Charme ou carisma não igualam bondade ou caráter. Muitos extrovertidos maus, narcisistas e psicopatas são muito charmosos. Porém, como todos sabem, o charme deles é apenas superficial.

Postagens mais visitadas