Introvertidos tem comportamento tsundere?

Antes, uma explicação sobre o que é comportamento tsundere.

Do japonês, significa:

Tsun: "frio" ou "brusco".

Dere: "amável".

Se pronuncia "tsunderê".

Comportamento tsundere, na cultura japonesa, significa alguém que é primeiramente frio e brusco com você, mas depois se torna amável.

Não tem razão específica para ela fazer isso, mas geralmente se trata de uma pessoa, quase sempre menina, que gosta de um cara mas não sabe como expressar seus sentimentos. Por isso ela é primariamente fria e brusca com ele, para esconder seus sentimentos. Mas depois ela cede e acaba se entregando a ele.

O comportamente tsundere é extremamente overusado em personagens femininas de mangá e anime. E algumas vezes, a frieza e a grosseria delas é acompanhado de violência e agressividade.

Não me pergunte porque raios os japoneses gostam tanto disso. Vai ver eles são masoquistas, sei lá.

Porém, uma psicóloga japonesa, após ter feito um experimento interessante, deu uma explicação genial para porque as pessoas podem gostar de gente que exibe comportamento tsundere. Ela diz:

"Porque quando alguém é primariamente grosso com você, mas depois fica bonzinho do nada, isso não corresponde as suas expectativas e você é surpreendido."

Eu não sei se no Japão o comportamento tsundere fica
restringido só á ficção ou se ele existe na vida real. Eu não moro lá. Isso não é o que interessa pra mim. O que interessa a mim é o que isso tem a haver com introversão.

E o que isso tem a haver com introversão? Você se pergunta.

Bem, é que é o seguinte:

Ao ler a descrição de comportamento tsundere, kuudere, dandere e yandere (sendo esses últimos três outros tipos de deres) pelos japoneses, e pela minha fixação por psicologia, eu percebi que talvez não sejam apenas personagens fictícios de mangá e anime que sofrem desses comportamentos problemáticos.

Eu notei esses quatro tipos de comportamentos psicológicos se manifestando em certas pessoas e pessoas com condições e doenças mentais. Inclusive com introvertidos.

Porém, não estou me referindo aos comportamentos no sentido de se estar apaixonado por alguém e não saber como expressar, como no conceito original dos quatros deres. Me refiro a outro contexto. Em um contexto geral, no de tentar esconder sensibilidade, vulnerabilidade, fraqueza, sofrimento ou carência com comportamentos exteriores que sejam o oposto disso. Como agressividade, violência, grosseria, frieza, indiferença, silêncio e timidez. Sendo o comportamento exterior hostil uma espécie de "escudo" ou "concha" para se auto-proteger de possíveis rejeições, decepções, desilusões, mais dor e sofrimento. Um mecanismo de defesa da mente.

Na psicologia esse mecanismo de defesa é chamado de formação reativa.

Então, os quatro deres seriam tipos de formação reativa.

Como introvertidos sofrem demais preconceito, discriminação, rejeição, bullying e indiferença na sociedade apenas pelo seu jeito de ser, é possível que eles desenvolvam comportamento tsundere como mecanismo de defesa para se protegerem. O mesmo ocorre com qualquer outro tipo de pessoa que sofra preconceito.

Eu achei genial a invenção dos nomes, já que na psicologia não existem esses termos.

Se eu pudesse, convenceria a Sociedade Americana de Psicologia (American Psychological Association  - APA) a adotar os quatro termos para designar pessoas que exibem esses comportamentos.

Uma breve explicação sobre os outros três deres:

Kuudere: "Kuu" é a pronúncia japonesa de "cool", frio em inglês. Descreve o comportamento de alguém que aparenta exteriormente ser frio e estóico. Mas por dentro pode ser amável. Se diferencia de tsundere porque o kuudere não é agressivo ou rude, como o tsundere. Apenas é frio e indiferente.

Dandere: Vem de "danderu", significa silêncio em japonês. Descreve o comportamento de alguém que aparenta exteriormente ser quieto e tímido, mas se deixá-la falar, ela se revela ser muito amável. Se diferencia de kuudere, porque o dandere é calado e tímido, e o outro é frio e indiferente.

Yandere: Vem de "yanderu" e significa doente em japonês, no contexto de insano. É o comportamento contrário ao tsundere. Ou seja, é alguém que é primariamente amável e legal mas depois se torna completamente agressivo e louco. Único comportamento dos quatro aonde a ordem dere é reversa e vem primeiro. Isso porque o yandere, ao contrário dos outros três não está tentando esconder um lado amável, muito pelo contrário, ele está tentando esconder intenções malignas puras e usa o carisma para manipular a vítima.

Em quais pessoas e condições/ doenças mentais eu já notei os quatro:

Tsundere: Introvertidos, Borderlines, Bipolares, Depressivos, Esquizofrênicos, pessoas que sofreram trauma ou abuso, pessoas que sofreram bullying, pessoas que sofreram preconceito, crianças órfãs, abandonadas ou negligenciadas, pessoas que não sabem expressar sentimentos especialmente homens, valentões imaturos, homens com educação machista.

Kuudere: Introvertidos, Sociopatas, Esquizóides, Esquizofrênicos, Autistas, Aspergers.

Dandere: Introvertidos, Tímidos, Timidez Patológica, Mutismo Seletivo, Transtorno de Personalidade Esquiva.

Yandere: Extrovertidos, Psicopatas, Narcisistas, Erotomaníacos, Histriônicos, Misóginos, Políticos, Assassinos em série, Estupradores em série.

Juro que colocar os extrovertidos no último grupo não foi uma ofensa. Não quis dizer que eles são maus, apenas que ALGUNS deles tem de fato esse comportamento nocivo, mas não estou de forma alguma generalizando.

Percebi que introvertidos também podem exibir outros dois: Dandere e Kuudere. Afinal, podemos ser frios e tímidos.

Porém esses dois últimos são mais frequentes em uma pessoa introvertida do que o tsundere.

Comportamento tsundere em um introvertido seria mais raro, pois raramente um introvertido seria agressivo. Somos naturalmente pacíficos.

Ele só ocorreria com um introvertido muito abalado psicologicamente, que sofreu diversos traumas, bullying, preconceito e rejeição da sociedade por causa da sua introversão. Aí sim, esse estaria com muita raiva, triste e revoltado.

Porém, infelizmente, a maioria dos introvertidos que vivem no ocidente sofre com preconceito e rejeição, mas mesmo assim, felizmente a maioria deles não exibe comportamento agressivo e destrutivo. Sendo este ocorrendo apenas em casos graves de abuso e humilhação. Tem mais chances de um introvertido desenvolver apenas frieza e timidez para se proteger de possíveis rejeições.

Entretanto, como o comportamento tsundere, kuudere e o dandere estão interligados por serem parecidos e motivados pelas mesmas razões (todos no fundo servem para esconder vulnerabilidade) é possível que introvertidos na verdade tenham uma mistura dos três. Então, por isso, quando eu falo em comportamento tsundere, eu estou na verdade me referindo aos três, não só a ele.

Existem também outras razões além das sociais e externas para introvertidos terem esse comportamento. Que seriam inatas e biológicas.

Então, o comportamento tsundere em introvertidos tem duas causas: Os fatores ambientais e os genéticos.

Eu mesma, uma introvertida, diversas vezes já senti meu cérebro se alterar involuntariamente de comportamento.

Uma hora ele é frio e analítico como um computador, outra hora ele é sensível e explosivo como um vulcão de sentimentos. Por natureza, nós somos frios por fora e sensíveis por dentro. Ou seja, nosso cérebro é naturalmente tsundere.

E isso de forma involuntária. Mas só no aspecto biológico. No aspecto social, o comportamento tsundere é reproduzido por introvertidos de forma proposital. Isso porque eles estão querendo proteger sua energia e sua vulnerabilidade emocional. Então erguem propositalmente "muros" ao redor de si, para não serem sugados e feridos.

Cheguei a conclusão de que introvertidos poderiam sofrer de comportamento tsundere e ele seria involuntário, por causa da comprovação de que introversão e outra condição mental, PAS (Pessoa altamente sensível) estão interligados. E da teoria de que introversão e autismo estariam interligadas.

Então concluí que é como se introversão fosse uma condição mental que fica bem no meio das duas, já que introvertidos tem a frieza dos autistas e a sensibilidade dos PAS's. E isso explicaria nosso comportamento tsundere involuntário.

* Minhas deres dos animes preferidas:

Tsundere: Asuna, de Sword Art Online.

Kuudere: Mikasa, de Attack on Titan.

Dandere: Hinata, de Naruto.

Yandere: Yuno, de Mirai Nikki.

As quatro quase morreram para salvarem seu amor.

Postagens mais visitadas