"Introvertidos são indiferentes". Só que não.

Eu sei o que todo mundo pensa: Que introvertidos (e também autistas, esquizofrênicos e todas os transtornos mentais no geral) são completamente indiferentes, frios, egoístas, anti-sociais, individualistas, auto-absorvidos e alienados. Que só vivem no mundo da lua o tempo todo, completamente fora da realidade, que só se importam consigo mesmos e com o seu mundinho imaginário.

Mas isso não poderia ser menos verdade.

Nem toda pessoa que tem uma condição mental é assim.

Alguns de nós se importam muito mais com as pessoas, com a realidade e com o mundo do que você pensa.

Se realmente nós fóssemos tão egoístas, indiferentes e alienados como todo pensa...nós não teríamos tantos prêmios nobéis.

Há uma face da loucura que as pessoas desconhecem: Ela tem uma ligação com a genialidade.

E essa ligação é que tanto um louco quanto um gênio tem a capacidade de ter pensamentos criativos.

Acontece que pensamentos criativos aliados a sintomas psicóticos produzem um louco enquanto que aliados a um alto QI produzem um gênio.

Não que todo gênio necessariamente seja louco e vice-versa, mas existe sim uma ligação entre ambos.

E também, não que a genialidade seja algo exclusivo de quem tem transtorno mental, mas se você pensar bem, verá que é muito mais difícil para um neurotípico (normal) ter uma idéia genial. Isso porque, a maioria dos neurotípicos tem preconceito contra pensamentos criativos. Criatividade para eles é sinônimo de loucura, rebeldia, infantilidade, alienação, perda de tempo, falta do que fazer e anti-pragmatismo ("Oh menina! Pára de inventar moda!" "Oh menino! Pára de perder tempo com essas baboseiras inúteis que não rendem futuro!"). 

Pode ver, em toda a história da humanidade até hoje, sempre quando alguém inteligente apresenta às pessoas uma idéia genial, inovadora e revolucionária, elas reagem dessa forma:

1) Primeiro perguntam para que raios esse troço serve.

(Demonstrando o quanto as pessoas são obcecados e exigentes por pragmatismo imediato).

Depois de explicada a sua utilidade, SE houver: (Se não houver nenhuma, as pessoas mandam você largar isso e parar de perder tempo)

2) Perguntam se esse troço não irá trazer problemas à elas.

(Demonstrando o quanto as pessoas são preocupados com status quo e temem enormemente mudanças e o que as outras pessoas irão pensar delas). Só faltam cantar aquela música do high school musical: 

"NO! NO! NO! STICK TO THE STATUS QUO!"

3) Por último, quando elas vêem que o troço realmente é útil e traz lucro (se for um fracasso eles  dizem: "Bem que eu te avisei que isso era uma perda de tempo!") elas finalmente aceitam a genialidade do criador da idéia, mas ao mesmo tempo também querem que ele tenha MAIS idéias, para que elas tenham ainda mais lucro. Ou seja, só querem explorar o coitado.

Além do preconceito contra criatividade, neurotípicos também são demasiadamente pragmáticos, racionais, concretos, realistas, mundanos e limitados. Para eles, o mundo é apenas do jeito que é e não pode ser mudado ("Você não vai mudar o mundo seu tolo!" "O mundo é assim e nunca vai mudar!). Qualquer um que o tente mudar, mesmo que um pouquinho, é um "louco". O que por um lado pode ser verdade, enquanto que por outro também é uma justificativa deles de serem completos cagões medrosos acomodados passivos maria-vai-com-as-outras e sem personalidade. Que só se importam consigo mesmos, com sua vida, com sua preciosa paz e com sua preciosa reputação.

Egoístas, individualistas, indiferentes, só se importando consigo mesmos e com o seu mundo...Ou seja, exatamente o que ELES pensam dos loucos.

--> Lógica dos neurotípicos:

"Loucos são egoístas, alienados e só se importam com o seu mundinho imaginário!"

"Porém eu só me importar comigo mesmo, com a minha vida, com a minha reputação e com lucro não é egoísmo e alienação é claro!" #Hipocrisia

"O mundo é assim e nunca vai mudar!"

Por essa lógica, a humanidade ainda viveria no tempo das cavernas.

Os neurotípicos deviam ser aqueles que não queriam sair da caverna e explorar o mundo lá fora, por puro medo e porque estavam acomodados demais lá dentro. #Sarcasmo #MitoDaCaverna

Aí um "louco" saiu da caverna, foi explorar o mundo lá fora, voltou e contou a eles sua experiência.

Os neurotípicos o tacharam de louco irracional e o mataram.

É verdade. Nós introvertidos e os autistas somos mesmo muito egoístas, alienados e auto-absorvidos como todo mundo pensa. Por isso que nós ficamos diariamente presos dentro de uma biblioteca estudando, dentro de um laboratório abafado fazendo experiências ou dentro de uma sala abafada resolvendo equações matemáticas mega difíceis o dia todo. Ás vezes privados de comida, descanso, socialização e lazer. Por isso perdemos tanto tempo com abstrações, equações, idéias, textos, experiências, hipóteses, informações, conhecimento etc. Por isso vivemos 24 h por dia com todos os problemas do mundo em nossas cabeças, sempre pensando, matutando, tentando achar uma solução que resolva pelo menos 1 problema do mundo... tudo isso porque somos completamente egoístas, não nos importamos e não damos a mínima para o mundo. #Headshot

Essa coisa ao que os outros chamam de "mundinho imaginário" não é apenas um mundo imaginário subjetivo, é também a nossa mente preocupada com os problemas do mundo e buscando soluções criativas que o resolvam. Mas as pessoas não sabem disso, elas já nos julgam e nos taxam de alienados. Porque se uma pessoa está auto-absorvida na própria mente, ela só pode estar pensando em si mesma né?

Postagens mais visitadas