Porque bullying deveria ser considerado um crime hediondo

A maioria das pessoas não leva bullying a sério, por achar que se trata apenas de "brincadeiras de mal gosto" ou mesmo "brincadeiras infantis".

Entretanto, depois de refletir sobre as inúmeras tragédias que já ocorreram no mundo decorrentes de bullying, em especial o chocante caso da Amanda Todd, e já tendo sido eu própria vítima de bullying (por ser introvertida) concluí que a sociedade e a lei deveriam considerar bullying não apenas como um crime, mas como um crime hediondo. Dependendo da gravidade da situação.

Porque?

Porque bullying é nada menos que o ato de torturar uma vítima psicologicamente e/ou fisicamente até que ela fique com danos psicológicos irreversíveis ou mesmo cometa suicídio.

Consegue pensar em uma coisa mais hedionda que isso?

Isso é exatamente o que psicopatas e serial killers fazem.

E não. Autores de bullying não são inocentes. E sabem exatamente o que estão fazendo.

Porque exatamente igual a um psicopata, eles não se importam com o sofrimento de sua vítima.

Eles acham o sofrimento de sua vítima "engraçado", ou que ela "merecia" ou então simplesmente nem consideram se ela está sofrendo ou não.

Ou seja, sadismo, crueldade, indiferença e falta de empatia. Igual a um psicopata.

Porém, eu sei que a sociedade não enxergaria bullying assim. Mesmo sendo exatamente isso o que é. Porque? Por se tratar de um ambiente escolar.

Adultos ingenuamente e equivocadamente pensam que tudo que se trata de crianças e adolescentes é sempre infantil e inocente, que nunca poderia passar dos limites e virar algo sério. Que apenas adultos cometem crimes sérios.

Muito equivocados eles estão.

Crianças e adolescentes podem ser tão cruéis quanto adultos. E a superproteção e as concessões morais dos adultos só os dá liberdade para agirem assim.

Apesar de ser um fato científico de que o cérebro humano só atinge a maturidade emocional plena aos 21 anos (e por isso a maioridade penal em alguns países é com essa idade), qualquer indivíduo sabe distinguir o certo do errado antes de chegar nessa idade (a não ser que seja doente mental). Apenas não sabe refletir direito sobre a gravidade das consequências de suas ações. Mas com certeza ele vai quando ficar mais velho.

Logo, aquela desculpa tosca de que os autores de bullying "não sabem o que estão fazendo" só por serem crianças ou adolescentes é estupidez.

Ás vezes eu acho que adultos subestimam demais crianças e adolescentes. Como se elas não fossem capazes de responder pelos próprios atos. Como se elas fossem completas retardadas incapazes. E por isso as superprotegem e lhes dão liberdade moral.

É importante que adultos enxerguem muito bem o comportamento de crianças e adolescentes enquanto é tempo, enquanto o cérebro ainda está em fase de formação, pois se ela está agindo ruim agora, quando crescer só vai piorar. Se os adultos tapam os olhos para o que ela faz de errado agora, por acharem que "ela é muito nova", quando ela crescer, ela vai continuar com essa mentalidade imatura e inconsequente pra sempre.

Ela vai pensar: "Se os meus pais sempre me deram liberdade para fazer o que quero, isso quer dizer que eu sempre posso fazer o que quero".

Não estou falando de prender crianças como adultas só por terem roubado um doce, mas que os adultos as parem de tratar como se elas fossem completas retardadas incapazes.

Também não estou falando de considerar um crime e prender alguém só por chamar uma pessoa de gorda.

Mas considerar um crime e prender alguém que fez a escola ou o escritório inteiro chamar uma pessoa de gorda, fazer montagens de fotos dela a representando como uma baleia na internet, rir e debochar dela sempre que pode. Tudo isso só para propositalmente humilhá-la e torturá-la psicologicamente. Até que ela por causa disso, desenvolva graves distúrbios alimentares como anorexia ou bulimia, depressão, ansiedade, auto-ódio, auto-desprezo, baixa auto-estima ou mesmo cometa suicídio.

Isso é crime. E um hediondo.

Vamos deixar a hipocrisia de lado e admitir uma coisa: Um autor de bullying torturando uma pessoa fisica e psicologicamente no colégio, na empresa ou em qualquer outro lugar é a mesma coisa que um psicopata sádico torturar uma vítima numa cadeira. Não é diferente.

Autores de bullying são criminosos sim, o que eles fazem é crime: Calúnia, difamação, espalhar informações privadas da vítima na internet sem o consentimento dela, tortura física, tortura psicológica, gas-light, stalking, agressão verbal e se a sua vítima se mata, homicídio.

É homicídio porque a vítima cometeu suicídio por não aguentar mais os abusos a que era submetida diariamente. Então isso torna sua morte diretamente culpa de seu agressor. Não importa se o agressor não a matou diretamente.

Pois diga-me: Qual a diferença entre matar alguém e manipulá-la para fazer com que ela mesma se mate?

Ela só se matou porque você a coagiu a fazer isso.

Portanto aquela outra desculpa tosca de que autores de bullying não "imaginavam que ia dar nisso"(quando há morte) também é estúpida.

Eles alegarem isso seria a mesma coisa que alguém colocar veneno na comida de uma pessoa, ela morrer envenenada e depois o assassino dizer: "Mas eu só queria a deixar doente! Não a matar!"

Como se ninguém soubesse que veneno mata.

E de certa forma, o bullying funciona mesmo como uma espécie de veneno: O agressor diariamente "envenena" sua vítima com pensamentos negativos a respeito dela mesma, de forma que ela acabe internalizando tudo isso, se odeie, se ache inferior e não queira mais viver.

É homicídio, pois havia desde o começo a intenção de destruir a vida daquela pessoa.

Ela morrer é apenas uma consequência disso.

Logo, os autores de bullying em sua hipocrisia idiota iriam alegar o que? Que não queriam matá-la, só queriam destruir totalmente a vida dela?

Por favor.

"Mas eu não sabia que era crime, errado ou cruel! Muito menos que ela iria se matar! Achei que fosse só uma brincadeira!"

Por essa lógica, autores de bullying (em qualquer idade que tenham) só podem ser os criminosos mais burros do mundo, pois eles são os únicos criminosos que não sabem que estão cometendo um crime (o de torturar psicologicamente uma pessoa).

Embora Dale Carnegie já tenha afirmado em seu livro depois de conversar com o diretor da prisão de Sing-sing que essa é a lógica de todo criminoso: Eles nunca acham que são culpados por nada.

A culpa é sempre de suas vítimas, da sociedade que não os entende e do mundo. Mas nunca deles próprios.

O que configura uma personalidade egoísta, sem empatia, sem caráter, inconsequente, imatura, mimada, distorcida. Ou seja, psicopata.

E tudo só é engraçado quando não é com você né?

Existe chance de uma pessoa quando nova de praticar bullying contra outros ser uma psicopata, ter outro transtorno mental ou ter uma personalidade ruim. Pois ela já demonstra ter comportamento agressivo ou anti-social. Nesse caso um psicológo seria recomendado.

Para as vítimas também.

E por último, aquele mito sobre bullying de que as vítimas de bullying costumam atirar contra seus agressores por vingança, é mito.

Na verdade, vítimas verdadeiras de bullying cometem suicídio, não homicídio. Como no caso da Amanda Todd.

Naqueles casos famosos de tiros em colégios ou em qualquer outro estabelecimento público em que os atiradores alegavam serem vítimas de bullying e/ou da sociedade, não eram inteiramente verdade e a motivação principal para o crime ter acontecido nunca foi o bullying em si em primeiro lugar.

Pense bem: Se bullying realmente causasse tiros em colégios ou em qualquer outro estabelecimento público, então só se veria por aí atiradores mulheres, negros, índios, asiáticos, LGBT's, pobres, gordos, introvertidos, tímidos e deficientes.

Pois bem: Atiradores de locais públicos geralmente tem esse perfil?

Não.

Eles são sempre homens/meninos héteros brancos de classe média.

Mas até onde eu sei, homens/meninos héteros brancos de classe média não sofrem bullying. Pelo menos não tanto quanto as outras classes menos privilegiadas sofrem. Que estatisticamente são muito mais mortos, ameaçados, espancados, estuprados e presos pela polícia.

Então...pelo quê eles estão matando as pessoas?

Bullying não causa tiros em colégios. E sim é o sentimento de privilégio.

E homens héteros brancos são os mais privilegiados de todos.

É por isso que eles se acham no direito de matar pessoas: Pois já que são homens héteros brancos, porque as coisas não estão do jeito que eles querem?

O mundo deveria lhes estender sempre a porra de um tapete vermelho.

Os autores do massacre de columbine, não tinham como motivação principal o bullying que sofriam para ter cometido o crime, mas sim que a verdade era que eles eram profundamente doentes.

Um deles era um psicopata. E ele mesmo praticava bullying contra seus colegas.

E o outro, tinha depressão.

Outros casos similares de tiros em colégios e estabelecimentos públicos, os autores também eram doentes.

Bullying é só mais um tipo de violência, e quando se trata de violência, sempre fica a máxima: 

"Não faça para os outros o que não gostaria que fizessem para você".

* Quando eu digo "bullying" eu não me refiro somente a bullying que ocorre em colégios, mas em qualquer lugar.

Postagens mais visitadas