O drama do meu cabelo

Sei que as cacheadas protestariam veemente se eu dissesse isso, mas o pior tipo de cabelo que existe na minha opinião, é o ondulado. 

Caramba, como esse tipo de cabelo me dá nos nervos por ser tão problemático.

E porque ele é problemático?

Porque ao contrário do liso e do cacheado, ele NÃO tem definição. Ele é um meio-termo entre os dois. Só que ele não fica nunca nem liso nem cacheado, a não ser que você o alise ou o cacheie é claro. Fora isso, o cabelo permance o tempo todo sem definição, sem estrutura, em um formato estranho e escroto, literalmente ele fica de qualquer jeito.

Se você pegar um fio de cabelo ondulado, vai perceber que ele é uma linha torta indefinida. Não há um padrão.

Isso faz com que seja necessário alisá-lo ou cacheá-lo o tempo todo, pois ele sozinho não fica nenhum dos dois. Essa parte é um saco.

Outra parte que é um saco, é que qualquer coisa marca ele facilmente. Marca de presilha, de grampo, de rabo de cavalo. Ficou com ele preso por cinco minutos, marca. Dormiu com grampos, marca.

Eu sempre invejei as lisas e as cacheadas porque elas não precisam fazer nada para que o seu cabelo fique perfeito. Não precisam fazer escova ou chapinha pra que ele fique liso e nem baby-liss pra que fique cacheado.

Então ele precisa de cuidado e manutenção contínua enquanto os outros dois não precisam de quase nada.

Como eu sou uma pessoa que odeia ter trabalho, preferia ter nascido com cabelo liso ou cacheado. Assim não precisava fazer nada.

Mas nada é inteiramente ruim. Logicamente, ele tem suas vantagens. Qualquer coisa molda ele facilmente. Não sendo necessário ter muito trabalho.

* Vantagens e desvantagens de cada tipo de cabelo:

• Liso: Não precisa alisá-lo nunca é claro, ele sempre vai permanecer liso. Cabelo liso é lindo, leve e solto. Não pesa na cabeça, não forma nós, não forma cachos, não tem frizz, permanece sempre hidratado, brilhoso e sedoso. A desvantagem é que sua estrutura é inflexível e escorregadia, ele não pega nada. Se tentar cacheá-lo, os cachos não pegam e se desfazem facilmente. Se tentar prendê-lo, os grampos ou presilhas deslizam e caem. Pra fazer um penteado, só com um quilo de laquê. E ele ainda tem problemas de oleosidade.

• Cacheado/black power: Não precisa cacheá-lo nunca é claro, ele sempre vai permancer cacheado. Cabelo cacheado é forte, grosso e impenetrável. Sua função é de impedir que os raios solares entrem na cabeça, a superaquecendo. Então ele forma um escudo, uma camada térmica protetora, sendo muito útil em regiões muito quentes. Possui uma raiz e estrutura forte e seca, então não possui problemas de queda, quebra e oleosidade. Outra coisa, é que nada penetra ele facilmente: Água, poluição, química, cloro, etc. E ele também seca rapidamente. Os aspectos ruins é que ele é seco, cheio de frizz, pesado e impenetrável. A secura faz com se seja necessário hidratá-lo o tempo todo. Ele tem frizz. Pesa na cabeça e não é fácil de lavá-lo e penteá-lo. Igual ao liso, nada pega nele com facilidade e alisá-lo também é difícil. Muitas vezes ele volta a estrutura original.

• Ondulado: Ele não é totalmente liso nem totalmente cacheado, então não possui uma estrutura teimosa e inflexível. Cabelo ondulado é flexível, versátil e moldável. Pode-se moldá-lo a vontade do jeito que você quiser. Qualquer coisa molda ele facilmente. Não sendo necessário fazer uso de química ou térmica pesada. Quer ele liso? É só fazer toca ou uma escova simples. Quer ele cacheado? É só enrolar com bobs ou então molhá-lo, fazer um coque na cabeça e esperar secar. O lado ruim é que como ele não tem estrutura, ele necessita ser alisado ou cacheado o tempo todo. Além de reunir ambos os problemas dos outros dois cabelos: Oleosidade na raiz do liso e secura nas pontas, do cacheado. Frizz também.

Outros problemas que eu tenho no meu cabelo:

• Frizz excessivo que não sai de jeito nenhum (a não ser com escova) e ainda piora com o vento da rua e a eletricidade do ar quando chove.

• Oleosidade excessiva, que provoca uma coceira terrível, ardência e mal cheiro. Shampoo anti-oleosidade não adianta (a não ser que seja um anti-oleosidade e anti-caspa ao mesmo tempo). Pra mim só shampoo anti-resíduo ou então sabão. E ainda é necessário lavar a cada dois dias, senão a coceira e o cheiro voltam. Não posso lavá-lo com água quente, pois ela estimula a produção de óleo no couro e destrói as pontas. Preciso trocar a fronha do meu travesseiro a cada uma semana, porque a oleosidade fica nela. Tenho que também lavar regularmente meus pentes e escovas, porque a oleosidade fica neles também. Gorros, chapéus, bonés e tocas nem se fala. Não posso usar, de jeito nenhum. Não posso passar creme hidratante nenhum na raiz, só nas pontas. Basicamente, não posso nem encostar no couro cabeludo, pois qualquer coisa estimula facilmente a produção de óleo.

• Caspa. Para a minha sorte, minha caspa é fininha e quase invisível. Shampoo anti-caspa resolve, mas um anti-oleosidade também resolve. O meu maior problema é a oleosidade, não a caspa. Estou com muita raiva que a Seda tirou de linha o ÚNICO shampoo que resolvia os meus DOIS problemas: O anti-caspa para cabelos oleosos. COMO EU SINTO FALTA DELE!

• Queda. Eu perco no mínimo, uns 200 fios por dia. Perco mais cabelo que um paciente de quimioterapia. Não tenho a mínima idéia do porque tenho tanta queda. Mas descobri um produto anti-queda muito bom que também é anti-oleosidade. E é cheiroso.

• Quebra. Também tenho muita quebra. Perco meus fios para os dois. Tenho fios muito fracos. Eu tento diminuir a quebra fazendo pouca chapinha, hidratando e não fazendo química. Mas acho que ele está precisando é de queratina.

Postagens mais visitadas