Curiosidades e mitos sobre introversão

Eu vou trazer para vocês algumas curiosidades sobre introversão e extroversão, e ao mesmo tempo, desmistificar alguns mitos toscos sobre os dois. Vocês irão se surpreender.

1) Não. Introvertido NÃO quer dizer tímido. Timidez NÃO tem NADA a ver com introversão. Os dois não são a mesma coisa. Timidez é o medo de interação social. Introversão é um TIPO de personalidade claramente perceptível desde a infância. Porém os dois termos são usados como se significando a mesma coisa. NÃO são.

2) Talvez você ACHE que é introvertido, quando na verdade você é apenas tímido. Você também pode ser introvertido E tímido ao mesmo tempo.

3) Não. Introversão NÃO tem nada a ver com ser anti-social. O contrário de social nem é anti-social pra começar. Isso é um erro de semântica. Anti-social é o termo para definir PSICOPATIA (Transtorno de personalidade antisocial). Que é um comportamento em que um indivíduo não tem a capacidade de sentir empatia ou culpa. Isso NÃO tem nada a ver com introversão. Ironicamente, psicopatas costumam parecer pessoas bastante sociáveis e carismáticas.

3) Quando dizemos “anti-social” o que queremos dizer na verdade é que a pessoa não é social, ou seja, que ela é “asocial” (o termo correto para definir pessoa não social). Então é justo dizer que introvertidos são asociais? Não. Introvertidos apenas nos SENTIMOS asociais quando pressionados a socializar de uma forma que não nos traga uma interação social do JEITO que a gente gosta (introvertidos gostamos de interações mais profundas e menos superficiais, e com menos pessoas). Para nos entender, imagine que você é alérgico a chocolate e odeia profundamente ele porque ele te dá reações alérgicas. Quando as pessoas te oferecem, você o recusa. As pessoas te achariam estranho já que todo mundo ama chocolate e te acusariam de “odiador de chocolate”. Mas você entende que essa acusação não é justa.

4) A razão pela qual introvertidos devem se sentir asocial o tempo todo é porque a sociedade ocidental obriga introvertidos a gostarem de coisas que só os extrovertidos gostam (ou seja, interações sociais superficiais e vazias numa festa barulhenta, lotada e chata). E depois quando não gostamos do que “todo mundo gosta” somos acusados de esquisitos. Mas nós não somos esquisitos, apenas temos gostos diferentes. Introvertidos simplesmente não podem gostar do que extrovertidos gostam. É como esperar que um homem goste de coisas de mulher e vice-versa.

5) Para que introvertidos sejamos sociais, é necessário simplesmente nos DAR o que a gente quer. Mas as pessoas sempre assumem que o que nós queremos é a mesma coisa que os extrovertidos querem. Mas ambos querem coisas totalmente diferentes: Extrovertidos querem interações sociais que se foquem mais na QUANTIDADE, na diversão e no superficial, introvertidos querem interações sociais que se foquem na QUALIDADE, na profundidade e no conhecer a pessoa.

6) Quando um introvertido ignora uma pessoa, não é porque ele é escroto. É porque ele está auto-absorvido nos próprios pensamentos (uma coisa típica que o nosso cérebro faz: Se perder em pensamentos) tanto que nem notou a pessoa. Não é raro a gente sempre perguntar depois de sermos acusados de grossos: “Ahn? Você tava aí?”

7) Outra razão pela qual a gente pode ignorar uma pessoa é devido a seguintes razões: Nós a achamos fútil, ou irritante, ou ignorante, ou insistente. Não é arrogância, é que simplesmente, por nós pensarmos e sentirmos de forma mais profunda que os outros, nós não podemos tolerar futilidade, insensibilidade e ignorância. É algo que nos provoca profunda irritação. Nós focamos em QUALIDADE e somos seletivos por natureza, então buscamos por pessoas que realmente valham a pena. Não precisa lever nossa rejeição pro lado pessoal.

8) NINGUÉM escolhe ser extrovertido ou introvertido. Você NASCE um dos dois. Assim como você nasce homem ou mulher, gay ou hétero, branco ou negro. Não é questão de escolha e não é algo que você possa mudar ou corrigir. Desista da idéia de ser extrovertido. Ao invés disso, ame-se do jeito que você é.

9) Muita gente pensa que o contrário de timidez é a extroversão. Mas isso é um tremendo engano. É como achar que o contrário de bicicleta é borboleta. Por isso um esclarecimento importante: O contrário de extroversão é introversão. E o contrário de timidez é a confiança. Portanto, AMBOS introvertidos e extrovertidos podem ser tímidos. Assim como ambos podem ser confiantes. O tipo de personalidade não te impede de ser confiante.

10) A razão para os introvertidos geralmente terem menos confiança que os extrovertidos se deve ao PRECONCEITO da sociedade contra introversão. Porque no ocidente o que nós valorizamos é a extroversão. Porém, existem de fato países cujo ideal cultural é a introversão e as pessoas lá pouco se importam com extroversão (O oriente inteiro).

11) O ocidente é predominante extrovertido enquanto o oriente é predominantemente introvertido. O país mais extrovertido do mundo é os EUA. O país mais introvertido do mundo é o Japão. Curiosamente, os dois países são fissurados em coisas culturais um do outro. Talvez porque instintivamente os dois países saibam que o outro tem exatamente tudo aquilo que lhes falta.

12) A introversão corresponde a força Yin, e a extroversão a força Yang.

13) Sim, quando eles se apaixonam são literalmente dois opostos que se atraem. Um casal famoso seria o Franklin (extrovertido) e a Eleanor (introvertida) Roosevelt. Mas na vida real, isso é mais um mito. Na realidade, a maioria dos extrovertidos preferiria namorar/casar com outro extrovertido. E introvertidos a mesma coisa. Um relacionamento entre os dois seria muito difícil e custoso, porque nós somos MUITO diferentes (opostos!). Porém teria suas vantagens também: O extrovertido acrescenta alegria e diversão na vida do introvertido e o introvertido acrescenta sabedoria e calma na vida do extrovertido.

13) Introversão e extroversão ocorrem num espectro. Existem diferentes níveis dos dois (100%, 75%, 50% e 25% de cada).

14) Existem oito tipos de introvertidos e oito tipos de extrovertidos. Ao todo, 16 tipos de personalidade. Eu sou uma introvertida INTP (Se eu achar, dou o link do teste para vocês fazerem. Mas nunca o achei em português).

15) As biologias dos dois cérebros faz com que ambos sofram de desconfortos físicos dolorosos quase o tempo todo. Extrovertidos sentem fraqueza, sensação de isolamento e depressão quando estão sozinhos. Introvertidos sentem exaustão e dores de cabeça quando estão num evento social. Esses desconfortos são devido ao fato de que ambos podem ter a energia cerebral sugada (extrovertidos perdem energia cerebral para a solidão e introvertidos para as pessoas).

16) Extrovertidos tem a energia mental DRENADA para a solidão, e RECARREGADA pelas pessoas. Introvertidos tem a energia mental DRENADA pelas pessoas e RECARREGADA pela solidão. POR ISSO, extrovertidos detestam ficar sozinhos e amam festas. E introvertidos amam ficar sozinhos e odeiam festas.

17) Introvertidos NÃO são mal-educados, tímidos, esnobes nem pessoas que não sabem se comportar socialmente. É que simplesmente a etiqueta social do ocidente foi moldada aos moldes da extroversão. O que ocorre somente são mal-entendidos.

18) A razão pela qual os extrovertidos e a sociedade no geral chamam ás vezes a nós introvertidos de nerds, emos, sensíveis, esquisitos, fechados, tímidos e anti-sociais é por pura ignorância, preconceito e hipocrisia. Porque eles não tem a mínima idéia do que seja introversão e não entendem nosso comportamento.

19) Não. A Extroversão NÃO é o tipo de personalidade superior. E a introversão não é a inferior. Falar isso é como dizer que homens, brancos e héteros são superiores a mulheres, negros e gays.

20) Não pense você que extrovertidos também não sofrem ou não tem problemas. Eles sofrem sim. Por incrível que pareça, quando eles estão sozinhos eles se sentem um lixo. A verdade é que eles são muito carentes e dependentes das pessoas para viverem, não tem muito senso de individualismo e amor-próprio (mesmo que eles nunca admitam isso) tanto quanto nós introvertidos, que somos praticamente independentes e quase não dependemos das outras pessoas para sermos felizes.

21) Alguns extrovertidos (maus e ignorantes) são "introfóbicos" (tem preconceito e aversão a introvertidos) e se acham superiores a eles. Mas isso é mais perceptível nos EUA (Canadá e México também). O país que mais valoriza extroversão no mundo. O preconceito é bastante parecido com machismo (pois eles se acham superiores e mais fortes) e homofobia (pois eles acham que são normais e os introvertidos anormais).

22) E por fim, se você é um introvertido, DESISTA da idéia de querer ser um extrovertido. Pare de enxergá-los como deuses ou superiores que sempre conseguem tudo que você deseja. Eles não são perfeitos, são cheios de falhas e são tão humanos quanto eu e você. AME e ACEITE sua introversão. Você verá que incrivel o que a auto-aceitação e o amor próprio fazem.

Postagens mais visitadas