Odeio como introvertidos são representados na mídia


Introvertidos sofrem muito preconceito e discriminação na sociedade e uma, senão a maior, das razões para isso é o jeito horrível como somos representados na mídia.

Já viu em algum filme ou programa de TV um introvertido bem representado? Tipo: "Ai meu Deus! Esse personagem introvertido é tão legal! Eu me identifico muito com ele/ela!"

Não. Na maior parte das vezes isso não acontece.

E porque? Porque a mídia tende a ver tanto introversão quanto extroversão de um forma muito esteriotipada e unidimensional.

Mas a gente não pode culpar a mídia por isso, a culpa é da sociedade. A mídia é só uma projeção dos valores ignorantes da sociedade.

Geralmente, introvertidos são representados na mídia de três jeitos:

1) Um nerd/geek nada atraente perdedor muito tímido e socialmente inapto com aqueles óculos fundo de garrafa e aquelas roupas cafonas de camisa xadrez, suspensório e gravata borboleta. Cuja inteligência é aparentemente sua única qualidade positiva, e ele só é salientado quando é conveniente para os outros (consertar um problema de computador, hackear um sistema, colar numa prova, fazer o dever de casa dos outros etc).

2) Um gótico/emo assustador, esquisito e depressivo com aquelas roupas e maquiagem pretas assustadoras, que assusta as pessoas com sua bizarrice. Aparentemente, sua única qualidade é essa habilidade de afujentar as pessoas.

3) Um solitário genérico que vive às margens da sociedade que não consegue se dar bem com ninguém quer seja porque é excêntrico, maluco, esquisito, tímido, anti-social ou grosso.

Introvertidos gostamos de sermos representados assim?

Absolutamente não. É ofensivo. E não só isso: É objetificador.

Claramente a mídia (assim como o resto da sociedade), enxerga a nossa introversão de uma forma muito unidimensional, como se nós não fossemos nada além da nossa inteligência, nosso estoicismo, nossa frieza, nossa indiferença, nossa solidão e nossa excentricidade.

Nós introvertidos sabemos que isso NÃO é verdade. Nós temos MILHARES de camadas e a nossa camada exterior (que é única que a mídia vê) é só UMA delas. Pior, é a nossa pior camada.

Se ao menos a mídia soubesse alguma coisa sobre introversão, saberia que o nosso exterior não representa a nossa verdadeira realidade psíquica. Que o nosso exterior aparente é só a ponta do iceberg.

Toda a nossa VERDADEIRA realidade psíquica jaz no nosso interior (e é por isso que somos chamados de INTROVERTIDOS em primeiro lugar). É por isso que nós não podemos ser representados por apenas o nosso exterior. O que a mídia está fazendo é nos representar da pior maneira possível, mostrando apenas nossos piores defeitos, fraquezas e pontos negativos.

Curiosamente, nossas qualidades positivas, pontos fortes e dons são ignorados. Pior. As pessoas tendem a pensar que nós não temos qualidades positivas NENHUMA. Que só extrovertidos tem qualidades, forças e algo a oferecer ao mundo. E introversão não seria nada além de apenas ausência de extroversão.

Para o mundo, um introvertido é só alguém que não consegue ser extrovertido. E isso é sempre dito pra ele: "Você deveria ser mais sociável! Menos tímido! Sorrir mais! Sair mais! Fazer mais amigos! Ir mais a festas! Sair da sua concha! Não ser esquisito! Não ser grosso..."

A única qualidade positiva em nós que a mídia parece se importar é com nossa inteligência. Mas até mesmo ela, a única qualidade útil que um introvertido poderia ter, é na maior parte das vezes não visto como uma coisa boa. Pelo contrário: É um peso para todo mundo. Todo mundo que convive com o introvertido sempre reclama sobre o quanto as suas habilidades intelectuais superiores fazem dele um arrogante, um pedante, um esnobe, um egocêntrico, um chato. O quanto ele se acha superior a todo mundo só por possuir habilidades intelectuais superiores (Sheldon Cooper, Hermione, Jimmy Neutron).

E quando os outros personagens não estão reclamando sobre o quanto seu intelecto o torna irritante (ou nerd), eles só querem usar a inteligência do coitado como algo conveniente para ELES (Todo mundo querendo se aproveitar do Flinn, do Tá chovendo hambúrger).

Traduzindo o que eles querem dizer: "Sua inteligência te transforma em um completo babaca arrogante e irritante para mim e por isso eu te desprezo totalmente, mas ei, conserta meu computador?"

Qualquer semelhança com a vida real do que introvertidos passam diariamente é mera coincidência.

Interessante como a mesma coisa nunca é dita para extrovertidos. Eles não são ensinados a reprimir ou a ter vergonha das próprias qualidades. Que as qualidades deles são um peso para todo mundo. Muito pelo contrário: Eles são ensinados a ter orgulho da própria extroversão.

Eu acho que essa é a razão de pessoas introvertidas serem tão reprimidas: Desde crianças somos ensinados a reprimir e a ter vergonha da nossa própria introversão.

Mas não, a gente sabe que não precisa fazer isso. Introversão, igual a homosexualidade, pode não ser a regra, mas NÃO é anormal. É completamente normal. Extroversão só é vista como normal por causa da nossa cultura.

Mas, chega de falar só dos nossos problemas.

Muitos outros grupos menos privilegiados também são representados de forma horrível pela mídia: Mulheres, negros, LGBT's, asiáticos, árabes, pobres, gordos...

Todos eles sempre esteriotipados e retratados de forma negativa.

É sempre a mesma história:

Mulheres são fracas, carentes, chatas, tsunderes, falam demais, não sabem dirigir, não tem senso de direção e sempre são donzelas em apuros precisando ser salvas por homens.

Negros são criminosos, ladrões, rappers, pobres, raivosos, usam aquelas roupas largas e dançam break.

Gays são sempre over afeminados, arrogantes, engraçados e animais de estimação das mulheres.

Gordos nunca são felizes. Sempre querem perder peso.

Asiáticos, latinos, indianos, arábes...e quaisquer estrangeiros não-americanos, são todos over esteriotipados com as respectivas tradições de seus países. Considerados inferiores pelos americanos, que são extremamente xenofóbicos.

Porém ironicamente, existe outro grupo muito mal representado pela mídia e não é um menos privilegiado: Os extrovertidos.

Sim, até eles ás vezes são cruelmente esteriotipados e mal representados.

Não tanto quanto nós, mas ainda assim a mídia enxerga a extroversão de forma muito unidimensional e conveniente. Como se eles não fossem nada além de palhaços idiotas que só prestam para fazer os outros rirem.

É só olhar para o Bob esponja, Goku ou o Naruto.

Extrovertidos, embora na maioria das vezes sejam os protagonistas, de forma geral, são representados de três jeitos:

1) Uma líder de torcida loira burra, fútil, detestável ou então um jogador de futebol anericano do mesmo jeito.

2) Um valentão agressivo burro que implica com todo mundo.

3) Um palhaço idiota desesperado por atenção que só presta para fazer os outros rirem.

Você realmente acha que os extrovertidos são assim?

Que eles não são nada além da capacidade de fazer os outros rirem?

Que eles não são nada além de fúteis, superficiais, imaturos, engraçados, ignorantes, populares, palhaços, entretedores e buscadores de atenção?

Da mesma forma que nós não gostamos que as pessoas nos reduzam só a nossa inteligência e nos rotulem como "nerds", eu acho que extrovertidos também não gostariam de ser reduzidos só as habilidades deles de entreter e ser rotulados como "palhaços".

A mídia deveria parar com esses esteriótipos ignorantes e dar uma representação mais justa e digna para todos.

* Boas representações de introvertidos na minha opinião, seria a Katniss e a Madge de jogos vorazes e a Jessica de Starstruck.

Postagens mais visitadas