A estupidez dos extrovertidos babacas

Depois que eu descobri como os cérebros extrovertido e introvertido funcionavam, passei a entender o comportamento de cada um. Deles, e os nossos.

Antes, eu achava que eles eram idiotas querendo chamar atenção, mas depois eu entendi porque eles precisavam tanto dela.

É porque o cérebro extrovertido ganha energia atráves das pessoas e perde para a solidão. Por isso, extrovertidos se esforçam tanto para serem amigáveis, agradáveis, charmosos e carismáticos com as pessoas. Porque a energia deles depende disso.

Entretanto, não é todo extrovertido que é legal com as pessoas.

Existe um tipo deles que é babaca, desagrável e irritante.

Laurie Helgoe em seu livro Introvert Power, chama eles de extrovertidos obnoxious (detestável ou irritante em inglês).

Segundo ela, existem dois tipos de extrovertidos:

• Os que tem boas habilidades sociais;

• E os que não tem.

SIM, existem extrovertidos que são inaptos socialmente (assim como existem introvertidos com boas habilidades sociais).

O primeiro tipo é carismático, amigável e trata bem as pessoas porque ele tem boas habilidades sociais. E ás vezes boas habilidades de liderança também (o típico líder carismático). Entretanto, esse tipo deixa bem visível transparecer a sua dependência das pessoas.

O segundo tipo é desagradável, babaca, irritante, costumam falar alto e em tom zombeteiro. Costumam ser muito imaturos. Isso porque eles tem poucas habilidades sociais. Não sabem lidar com as pessoas (o típico valentão babaca).

Você poderia pensar que é uma contradição alguém cujo cérebro que tecnicamente depende das pessoas para sobreviver, tratar tão mal as pessoas, mas é assim que eles são.
Eu já pensei sobre isso, e queria descobrir o motivo disso.

Quando introvertidos tem poucas habilidades sociais, eles são tímidos. Eles sabem que não sabem muito bem lidar com as pessoas e por isso não insistem. Mas um extrovertido, mesmo que não saiba direito, insiste em socializar.

Deve ser porque, a pena para eles por isso seria mais grave. Para nós introvertidos, a perda não seria tão grande, mas um extrovertido, se não consegue lidar com as pessoas fica sem energia.

Mas não é só isso. Além de terem claro, poucas habilidades sociais, dá para ver em um extrovertido irritante que seu problema de irritar as pessoas vai além da inaptidão de saber lidar com elas. Eles também são imaturos. E por isso agem dessa forma.

O cérebro extrovertido parece demorar mais para amadurecer que o introvertido. Que praticamente já nasce maduro (com cinco anos, já me sentia adulta). Talvez por isso nós tenhamos "alma de velho".

Outro problema que os extrovertidos parecem ter é a carência. Obviamente, um cérebro que não aguenta ficar sozinho só poderia ser carente. Mas isso também se deve a força emocional deles ser inferior a nossa.

Eu acredito que dos três, esse é o maior problema. Extrovertidos carismáticos sabem muito bem externalizar sua carência, de forma que sofrem menos com ela.

Já os irritantes, também são carentes, mas não sabem como externalizar isso direito. Talvez a provocação imatura deles seja um pedido por atenção.

Por isso, se algum valentão extrovertido babaca enche teu saco ou o dos outros, não se preocupe. A punição para ele por fazer isso será ficar sozinho. E depois perder energia para a solidão e ficar fraco.

Quanta "inteligência" extrovertidos babacas!

Postagens mais visitadas