A hipocrisia da sociedade com relação a timidez

Sociedade: "Não seja tímido! Acanhado! Retraído! Medroso! Envergonhado! Saia da sua concha! Não tenha medo de ser rejeitado pelas pessoas! Ninguém vai te rejeitar! Seu medo é irracional e paranóico! Sua timidez pode impedir você de ser rejeitado, mas também você jamais será aceito ou saberá o que as pessoas pensam!"

*Se solta*

—Olá pessoal!

Sociedade: "SEU FEIO! GORDO! BURRO! POBRE! INÚTIL! PUTA! PRETO! VIADO! SAPATÃO! NERD! ARROGANTE! CHATO! IRRITANTE! IMUNDO! FEDIDO! NOJENTO! DESAGRADÁVEL! ABERRAÇÃO! IDIOTA! RETARDADO! DÉBIL MENTAL! CRETINO! ESCROTO! MEGERA! DESPREZÍVEL! NINGUÉM NUNCA VAI GOSTAR DE VOCÊ! VOCÊ NUNCA VAI CONSEGUIR NADA NA VIDA! SEU/SUA DESPREZÍVEL PEDAÇO DE MERDA CHEIO DE VERMES!!!"

Entendi. Eu não deveria ser tímida(o)...só para ouvir as pessoas dizerem essas coisas horríveis na minha cara. #Lógica

A sociedade dá um tiro no próprio pé ao tentar combater a timidez com essa hipocrisia descarada ao mesmo tempo a contradizendo.

Se o propósito do combate à timidez é teoricamente ensinar a uma pessoa que ela não precisa ter medo de ser julgada, humilhada e rejeitada pelos outros, porque então que quando ela se solta... ela é julgada, humilhada e rejeitada? #Contradição

Óbvio, porque o propósito do combate à timidez NÃO é as pessoas. Nem nunca foram. Elas que se lixem. Por isso ninguém se importa com essa contradição.

O propósito dessa cultura anti-timidez, anti-introversão, anti-reclusão e pró-ousadia, pró-extroversão e pró-sociabilidade é apenas uma questão capitalista. Nada mais que isso.

Susan Cain explica muito bem isso em seu livro: Ela diz que a cultura da extroversão só foi implantada na sociedade devido a uma exigência de mercado. E só por isso se exige hoje em dia que todo mundo seja extrovertido, corajoso e sociável.
Antigamente, ironicamente, os valores da sociedade eram introvertidos: Discrição, moralidade, tradição, família, respeito, espaço, não chamar a atenção, não fazer nada de errado Etc.

Aí, graças ao Dale Carnegie, ela se inverteu e os valores se tornaram extrovertidos: Sociabilidade, charme, carisma, persuasão, eloquência, personalidade, pessoas estranhas Etc.

As pessoas só eram "introvertidas" porque delas se exigia isso.

E agora elas são "extrovertidas" porque delas também se exige isso.

Em outras palavras, nada disso é para o nosso bem. Eles apenas dizem que é.

Um professor meu de Administração disse que tudo que existe é só porque alguém lucra com isso e não para o nosso bem.

Da mesma forma, não é bom para os empresários que as pessoas sejam tímidas e acanhadas. Porque se forem, como elas vão trabalhar entre si? Não é possível trabalhar com estranhos no modo introvertido, tímido e/ou acanhado.

Se fosse conveniente para os empresários que as pessoas usassem chifres de silicone na testa, lá vinha todos os médicos e especialistas do mundo afirmando como isso é bom para nós.

Erros que a sociedade comete ao tentar combater a timidez:

1) Querer que a pessoa se abra por razão fútil.

Para uma pessoa tímida se abrir, ela precisa ter uma BOA RAZÃO para isso. Ou alguém realmente pensa que uma pessoa tímida vai sair da sua zona de conforto, falar com uma pessoa estranha, fazer algo que é assustador pra ela, arriscar ser rejeitado, desprezado e humilhado...por uma razão fútil? Ou então pelos outros? Ah por favor.

É muito mais fácil vencer a timidez e o medo se você estiver fazendo isso em primeiro lugar por você mesmo e não para os outros. E se estiver fazendo por uma boa razão, específica, um objetivo.

2) Dizer que se ela não abandonar a timidez vai ficar sozinha.

Isso é uma ameaça muito cruel. Uma pessoa tímida JÁ sente que ninguém a aceita e ainda tem que ouvir isso?

Pode ser que isso seja verdade, mas não é necessário esfregar isso na cara de um tímido. Porque esse JÁ é seu pior medo.

Imagine alguém esfregar na sua cara seu pior medo. Seria cruel né?

O que uma pessoa tímida precisa obviamente é de aceitação. E não de mais condenação.

E alguém realmente quer que uma pessoa large sua timidez só por causa de uma chantagem cruel?

Ironicamente, um tímido aqui perderia de qualquer jeito, pois se ele não se abre, fica sozinho. E se ele se abre fica sujeito ao julgamento dos outros e...fica sozinho. #Dilema

3) Maltratar a planta e ao mesmo tempo querer que ela cresça.

Dizer para uma pessoa que ela não precisa ter medo de ser julgada, humilhada e rejeitada pelos outros, e quando ela finalmente se solta, imediatamente a julgar, humilhar e a rejeitar por isso é o mesmo raciocínio disso aqui:

Imagine que você tem uma semente. Você a planta na terra. Você QUER que ela cresça e dê a maior quantidade de frutos possível. E na maior velocidade possível.

O que você faz?

Você cospe na semente. Você pisa na semente. Você mija na semente. Você defeca na semente. Você a priva de luz solar. Você a priva de água. Você a priva de nutrientes. Você a mata de frio, depois a mata de calor e a mata de sede. E joga um trilhão de pragas propositalmente nela para matá-la.

E depois ela não cresce, morre até, e você fica revoltado com a semente por não crescer, não dar resultados, ser uma preguiçosa, uma fraca, uma medrosa.

Vivemos em uma sociedade que quer que a gente cresça o máximo possível, que vive nos cobrando resultados, ao mesmo tempo que paradoxalmente nos rega constantemente com o PIOR feedback negativo possível.

Daí que uma planta NÃO cresce se você a maltrata e lhe restringe o que ela precisa. E seres humanos funcionam da mesma forma.

"A crítica é fútil, porque fere os sentimentos das pessoas." - Dale Carnegie

Quando as pessoas, com boas intenções, apontam a timidez de alguém é porque querem que ela cresça como pessoa. Não fique eternamente a ser uma sementinha acanhada com medo de desabrochar para o mundo. Porém, se querem que algo cresça, é necessário dar um feedback positivo para que isso aconteça. Ninguém cresce através de críticas e maus tratos.

Postagens mais visitadas