Hollywood precisa parar com essa maldita síndrome Zack e Cody
O que é síndrome Zack e Cody? (Ou Drake e Josh, ou Charlie e Alan, ou Goku e Vegeta, ou Naruto e Sasuke, como preferir).
É o jeito que eu resolvi batizar um certo fenômeno em hollywood que já está me deixando COMPLETAMENTE IRRITADA.
O que é esse fenômeno?
É quando os filmes e séries esteriotipam incansavelmente as pessoas introvertidas e as extrovertidas SEMPRE do mesmo jeito. Ou seja, de um jeito totalmente unidimensional, maldoso, preconceituoso e objetificador. Para explorar comicamente as diferenças opostas que há entre introvertidos e extrovertidos, quase sempre retratados como irmãos, irmãos gêmeos ou amigos.
Por ser uma forma fácil de criar comédia, é uma receita de bolo ultra repetitivamente usada: Coloque um introvertido anti-social e inteligente e um extrovertido sociável e burro juntos, e pronto. Tá perfeito.
É sempre a mesma história:
Introvertidos, autistas e/ou pessoas intelectuais são SEMPRE retratados como pessoas nerds, geeks, góticas, emos, obcecadas por fantasia e abstração, alienadas da realidade, socialmente incompetentes, feias, não atraentes, sem graça, fracas, magrelas, passivas, excêntricas, bizarras, problemáticas, solitárias e sem amigos. Cuja ÚNICA coisa que presta na gente é a nossa inteligência (personagens como o Josh, de Drake e Josh, o Cody, de Zack e Cody, o Alan, de Two and a Half Man, a Cady, de Meninas Malvadas, a Aria, de Pretty Little Liars, o Freddie de Icarly e o Sheldon de Big Bang Theory por exemplo).
Mas olha, eles sempre deixam o personagem introvertido/autista/ intelectual/sensível ser a voz da razão, do bom senso, da maturidade e da empatia ao fazer TODOS os outros persongens serem completos burros, ignorantes, irresponsáveis, imaturos, insensíveis e egoístas. Então, nós não temos do que reclamar! #Sarcasmo
Esse esteriótipo introfóbico, autistafóbico, intelectofóbico e sensívelfóbico é incorreto porque, NEM TODA pessoa inteligente tem necessariamente introversão ou autismo. E NEM TODA pessoa autista ou introvertida é necessariamente gênia. E NEM TODA pessoa inteligente é necessariamente bizarra e socialmente problemática. Isso é um esteriótipo muito maldoso.
Duas coisas que hollywood não sabe:
1) Nem todos os gênios eram solitários, excêntricos, loucos e problemáticos. Alguns eram perfeitamente normais.
2) Quando alguma pessoa inteligente, gênia ou superdotada é de fato essas coisas, isso NÃO é devido ao intelecto ou a condição mental (introversão, autismo, esquizofrenia Etc) que ela possui. E sim é devido a CULTURA OCIDENTAL que tem enorme preconceito contra pessoas inteligentes e contra conhecimento. Porque a cultura ocidental é excessivamente materialista, concreta, pragmática, rápida, exterior e executiva (ou seja, a forçaYang pura). Ela só se importa com resultados tangíveis e práticos o mais rápido possível. O conhecimento só é visto como uma ferramenta para a ação exterior e a sensibilidade e a intuição são vistos como coisas totalmente inúteis, irracionais, não práticas e não objetivas. Logo, quem perde tempo excessivamente com teorias, sonhos, idéias, fantasia, abstrações, conhecimento, sensibilidade e espiritualidade sem nunca transfomar essas coisas em concreto que traga lucro é visto como um total inútil, alienado ou louco.
Logo, NÃO temos culpa por esse preconceito contra nós existir. Laurie Helgou apontou em seu livro Introvert Power no capítulo três, que a razão pela qual introvertidos (e muitos outros tipos de pessoas também) sofrerem tanto com depressão, timidez, ansiedade social, baixa auto-estima e diversos outros problemas psicológicos é devido a alienação. Mas não a alienação que você está pensando. A alienação ao qual ela se referia era a alienação psicológica, que é quando um indivíduo não se sente reconhecido pela sociedade, é visto como inferior por ser "diferente", e por isso tratado como uma pessoa de segunda classe, sem privilégios e direitos (ou seja, é o que ocorre com mulheres, negros, índios, LGBT's, pobres, gordos, estrangeiros, pessoas portadores de deficiência e doentes mentais). Ocorre também com introvertidos, pois o nosso jeito de ser contraria totalmente a cultura ocidental (a cultura ocidental é Yang e nós introvertidos somos Yin). Na verdade, se você olhar com atenção, verá que TODAS as classes discriminadas pela sociedade SÃO A FORÇA YIN. E por isso são discriminadas: É que todos os opressores pertencem a força yang.
Agora, vamos aos extrovertidos. É também sempre a mesma história:
Extrovertidos são SEMPRE retratadas como muito sociáveis, amigáveis, carismáticas, charmosas, bonitas, atraentes, magnéticas, fortes, musculosas, liderantes, populares, promíscuas, tem sempre um trilhão de amigos, um milhão de amantes e dez milhões de admiradores.
Porém, ao mesmo tempo são extremamente burras, ignorantes, estúpidas, imprudentes, irresponsáveis, imaturas, infantis, fúteis, vazias, superficiais, egoístas, insensíveis, más, mentirosas, falsas, manipuladoras e aproveitadoras (personagens como o Drake, de Drake e Josh, o Zack, de Zack e Cody, o Charlie, de Two and a Half Man, a Regina George, de Meninas Malvadas, a Alison, de Pretty Little Liars, a Sam de Icarly e a Penny de The Big Bang Theory por exemplo. Percebeu que eu troquei os nomes?).
E além disso, eu não consigo entender que paradoxo escroto é esse de ser sociável, amigável E ao mesmo tempo ser um completo aproveitador cretino e falso que só extrai das pessoas o que quer e depois as descarta feito papel usado (mas acho que pelo menos nisso, hollywood está sendo precisa com relação aos extrovertidos. Eles realmente são ás vezes sociáveis mas paradoxalmente também são aproveitadores ao mesmo tempo).
Quando eu assistia Drake e Josh, Zack e Cody, Two and a Half Men, Pretty Little Liars, Meninas Malvadas e Icarly eu NÃO conseguia entender a maldita hipocrisia contraditória do Drake, do Zack, do Charlie, da Alison da Regina e da Sam ao acusarem/zombarem seus amigos ou irmãos de serem anti-sociais e socialmente fracassados e incompetentes, AO MESMO TEMPO que ELES PRÓPRIOS eram os seres humanos mais cretinos, escrotos, falsos, egoístas, manipuladores e aproveitadores da face da Terra. ISSO É QUE É SER SOCIAL PARA ELES??? WTF???
Fala sério, o Drake, o Zack e o Charlie SEMPRE foram totais cafajestes babacas machistas muito egoístas que só usavam as mulheres e depois as descartavam. E ainda achavam que tinham moral para zombar de seus irmãos por não pegarem mulher nenhuma (eles que eram homens super românticos, inteligentes, fofos que tratavam super bem as mulheres). Porque é claro, nós mulheres sabe, odiamos homens românticos fofos que nos tratam bem. O que nós adoramos DE VERDADE, são homens machistas, babacas e aproveitadores que só nos usam e nos tratam feito lixo. #Sarcasmo
A Regina George, a Alison e a Sam SEMPRE foram totais vadias psicopatas mentirosas, falsas e manipuladoras. Que enganavam e mentiam PARA TODO MUNDO. E a Sam além de fazer isso, era uma sádica que agredia os outros fisicamente.
Eu não me importo se você é fã de algum deles. O fato é que eles são mesmo modelos de seres humanos horríveis e desonestos.
Frases deles que comprovam isso:
"Você quer ser honesto ou quer ter uma namorada?" (Drake)
"Logo serão capazes de mentir e não sentirem nada". (Sam)
"Você acha mesmo que a verdade é uma bola brilhante de pureza? Confie em mim, você sempre se sai melhor com uma boa mentira". (Alison)
Fala sério, se ISSO é o ideal de ser humano para alguém, então nossa sociedade só pode ser muito doente.
Ironicamente, os amigos e os irmãos deles eram seres humanos MUITO melhores. Mas que mesmo assim, fracassavam socialmente.
Tudo isso diz a clara mensagem de hollywood:
"As pessoas detestam e desprezam gente boazinha, honesta e que tem caráter. Porque elas são chatas e sem graça. O que as pessoas REALMENTE gostam, é de pessoas más, desonestas e sem caráter. Porque elas são excitantes e tem personalidade, e personalidade é a única coisa que importa."
É, hollywood, exceto se for em TODO HEMISFÉRIO ORIENTAL da Terra cuja cultura é predominantemente introvertida e espiritual, e lá as pessoas estão se lixando completamente para personalidade e valorizam o caráter. #Headshot
É eu sei, minha reclamação é sem sentido, pois hollywood NUNCA representou nada em seus filmes como estas são na realidade. Todas as coisas que ela retrata são irrealistas, falsas e exageradas. Meros esteriótipos imbecis que eles próprios inventaram. Por exemplo, sabia que vikings NUNCA usaram chifres em seu capacete? Que piratas nunca usaram gancho e nem perna de pau? Que lula gigante não corre atrás das pessoas como se tivesse um motor atrás dela? Que tubarões na vida real não matam tanto assim as pessoas? Que o espaço sideral NÃO propaga som? Que ratos NÃO gostam de queijo? Que touros NÃO são agitados pela cor vermelha? Que na vida real, apenas 3% dos acidentes de carro terminam em explosão? E que eles não explodem espontaneamente? E que é preciso haver gasolina, fogo e oxigênio para que eles explodam? Que uma pessoa não sairia ilesa e toda fodona de uma explosão? Que as pessoas NÃO caem enquanto correm? Muito menos se for pra fugir de um monstro ou psicopata que quer matá-las? Que negros não são todos ladrões? Que mulheres não são todas tsunderes que apenas fingem não gostar do homem para esconder que secretamente estão apaixonadas por ele? Que nem todo gay é arrogante e afeminado? Que nem toda pessoa do oriente médio é terrorista? Que na vida real você pode ser uma boa pessoa e mesmo assim não conseguir a mocinha que quer SÓ por causa disso? E que pessoas PODEM ser bem sucedidas intelectualmente E socialmente AO MESMO TEMPO?
Eu sei que se eu reclamasse dessas coisas pra eles, só iriam me responder:
"Foda-se. A gente vai continuar fazendo filmes do jeito que a gente quer. Pois as pessoas não gostam das coisas como são na realidade. Esses esteriótipos maldosos e idiotas é que são o nosso ganha-pão".
Só quem representa as coisas mais como são na realidade seria o cinema europeu e ás vezes, até os animes japoneses (É claro, não estou me referindo aos poderes fantasiosos exagerados, e sim a forma como eles retratam a natureza humana e as emoções humanas. Que pra mim, achei super realista e comovente. E também, a realidade cruel e dura exatamente como ela é, tipo em attack on titan).
Por fim, hollywood por favor, queira enfiar seus esteriótipos idiotas carregados de preconceito, ignorância e preguiça pura naquele lugar.
PS: (Atenção: Spoiler)
Fiquei com vontade de escrever isso quando assisti Jogador N#1 e fiquei extremamente revoltada de ver a forma cruel e esteriotipadora que eles retrataram o criador do jogo, um homem muito inteligente, brilhante, bilionário e com uma grande imaginação, na vida pessoal como um total perdedor idiota socialmente incompetente que nem BEIJAR uma garota ele conseguia, pois tinha medo de mulher. Não tinha nenhum amigo ou família, era solitário, vivia sozinho, era problemático, viciado em trabalho e em cultura pop dos anos 80, era totalmente alienado da realidade e disse no final que inventou o jogo somente porque não sabia como lidar com as pessoas e como viver no mundo real. Aquilo acabou com o meu dia.