Não aguento mais o vitimismo das pessoas com relação a introversão

Uma vez, eu saí para comprar pão, e na fila, tinha um senhor que me fez uma pergunta. Como não estava com vontade de responder, o ignorei.

Ele ficou com raiva e ficou insistindo.

Então é lógico, tive que dizer alguma coisa, para não parecer grossa.

Você poderia pensar que a raiva dele seria justificada se ele tivesse me feito uma pergunta importante, como que horas são, ou qual o preço do pão, ou aonde fica o hospital mais próximo, mas não. A pergunta dele simplesmente era:

"Que doce é aquele?"

(Era aquelas balas da fini. Como se ninguém soubesse).

Outra vez, quando era mais nova, eu estava me dirigindo a minha carteira e disse para a professora que o batom dela tinha cheiro de framboesa.

Um garoto veio e disse:

—O que tem cheiro de framboesa?

Novamente, eu não estava com vontade de responder. Então respondi:

—Nada.

E ele, com muita raiva:

—É por isso que você não consegue se enturmar.

Fiquei muito magoada. Eu já sofria bullying naquela sala. E adivinha: Por causa da minha introversão (e por causa de outras razões também).

Outra vez, na aula de fisioterapia, uma moça falou comigo, não respondi. Ela perguntou:

—Ela é muda?

Outra vez, estava sentada no banco do ginásio de educação física, uma menina sentou ao meu lado e disse alguma coisa. Não respondi e ela perguntou:

—Você é autista?

E uma vez, uma blogueira introvertida famosa chamada Michaella Chung, disse que estava tomando café quando um babaca se aproximou dela e disse:

—Porque você está tão quieta? Isso é estranho e eu não gosto. Você devia falar mais.

A questão é: Porque as pessoas se incomodam tanto com a nossa indiferença?

Mesmo que seja algo banal e sem importância? Como os casos acima?

Eles não queriam a minha atenção e nem da moça para nada importante mesmo, então para quê toda essa raiva? Para que todo esse vitimismo?

Michaella Chung aponta que as pessoas levam para o lado pessoal toda vez que nós introvertidos não lhes damos atenção. Porque elas acham que a culpa por isso é delas, aí irritadas, elas revertem a culpa para o nosso lado. Em um segundo, palavras críticas deslizam de suas bocas, muitas vezes disfarçadas de observações construtivas (Como o caso do garoto que me ofendeu).

Para nós, parece ser algo sem importância, mas para as pessoas, é uma ofensa pessoal. Que alguém não lhes dê atenção, seja frio, grosso ou indiferente com eles. Que alguém não esteja se divertindo na festa, não esteja contente com o emprego Etc.

Ao meu ver, pessoas neurotípicas parecem ser muito egocêntricas. Para achar que todo mundo sempre tem que lhes dar atenção.

E francamente se vitimizar por uma coisa dessas, é bobagem.

Será que as pessoas não poderiam pensar que simplesmente alguém não está a fim de falar no momento?

Isso tudo só me dá vontade de ser ainda mais grossa.

Se pessoas neurotípicas se informassem um pouco a respeito de condições mentais, elas saberiam que reclamações sentimentais (principalmente as bobas, como as acima) causam pouco ou nenhum efeito em pessoas com condições mentais frias (Introversão, Autismo/Asperger, Esquizóide, Psicopatia/Sociopatatia). Isso porque, ou eles não ligam para isso, ou sequer tem a capacidade de entender isso.

No caso dos autistas, aspegers, esquizóides, psicopatas e sociopatas, eles NÃO tem a capacidade de entender sentimentos. Logo, não faz sentido acusá-los de grossos.

Já com nós introvertidos, como somos metade frios e metades sensíveis, reclamações sentimentais ás vezes nos deixam confusos. Nós temos a capacidade de entender sentimentos, mas nossa auto-absorção nos deixa ás vezes confusos com relação aos motivos delas. Nós não entedendemos porque alguém fica com raiva só porque nós ignoramos ela, porque estávamos auto-absorvidos em pensamentos. Mas isso também é porque reclamar disso NÃO faz sentido. Francamente, ficar com raiva de uma pessoa por ela não lhe dar atenção por uma coisa banal? Isso é ridículo.

A raiva faria sentido se fosse algo IMPORTANTE. Aí, sim, isso é outra coisa. Mas mesmo se fosse, ainda assim, ninguém nesse mundo tem a obrigação de nos dar nada. Ninguém nos deve nada.

E a ignorância não desculpa a estupidez. Mesmo que você não saiba que alguém tem determinada condição, ou nem sequer tenha nada, seja normal, porque você acha que as pessoas devem sempre te dar atenção? Ninguém é obrigado.

Isso ocorre porque vivemos numa sociedade que é moldada as presunções da extroversão. Nós presumimos que todo mundo é SEMPRE obrigado a ser sociável e amigável, e se não é, é grosso. Mas chamar alguém de grosso, é hipocrisia porque ninguém é amigável o tempo todo. Todos somos grossos de vez em quando. Além disso, ninguém é obrigado a ter habilidades sociais perfeitas.

Além disso, apesar de nós introvertidos sermos sensíveis (tanto quanto as pessoas altamente sensíveis), ainda assim reclamações sentimentais (ou chantagens emocionais, ou bajulação, ou nos comprar ou até mesmo ameaças) não causa muito efeito na gente, pois nós além de sermos mais resistentes a elas, nós priorizamos a lógica e a razão acima de tudo, não considerando qualquer outra coisa além disso como argumentos convincentes. Isso não é porque somos moralmente superiores ou incorruptíveis, é por causa de COMO nosso cérebro funciona. O nosso cérebro é MOVIDO por idéias e princípios interiores. Por isso, argumentos lógicos e racionais causam muito mais efeito na gente, porque é o que nós priorizamos.

Mas isso não quer dizer que somos totalmente frios e sem sentimentos, só quer dizer que não ligamos para reclamações sentimentais quando estes parecem ser exagerados ou bobos (igual a pessoas normais também não ligam).

Então entenda, NÃO é grosseria nossa. É vitimismo sem sentido e ignorância das pessoas que não nos entendem.

Quando você é introvertido, as pessoas presumem tudo a seu respeito: Que você é tímido, anti-social, grosso, escroto, insensível, frio, indiferente, mudo, autista, metido, arrogante, esquisito, doente, que não gosta de gente...menos o fucking óbvio: Que você simplesmente não tá a fim de falar.

E a cereja do bolo desse vitimismo com relação a introversão são os PADRÕES DUPLOS. Eu NUNCA vi ninguém reclamar de um extrovertido valentão babaca imaturo que o desrespeitou, fez piadas indecentes, o tratou feito lixo e fez com bullying com ele. Porque vocês sabiam, EXISTEM extrovertidos babacas que tratam os outros feito lixo, fazem bullying, fazem fofocas, dissipam calúnia, manipulam, mentem e brincam com os sentimentos dos outros. Mas DESSES extrovertidos ninguém reclama né?

A minha resposta e a de todos os introvertidos no mundo a introfobia, ao preconceito e ao vitimismo irracional das pessoas é esta: EU NÃO LIGO.

Postagens mais visitadas